4 dicas de limpeza que ajudam na manutenção do carro

Sabemos que a manutenção dos veículos exige atenção e muitas vezes pode ficar bem cara. Por isso, a atenção à limpeza e ao cuidado diário das peças pode prolongar a vida útil delas e diminuir gastos com consertos e substituição de peças, especialmente em locais onde o desgaste já costuma ser maior.

Selecionamos algumas dicas de limpeza que podem ajudar a minimizar e evitar alguns problemas mais comuns nos veículos. Confira:

Cuidado com a maresia

A maresia e os efeitos do sal e da areia são um grande problema para os donos de veículos que moram em cidades litorâneas. Esses fenômenos degradam a pintura e a lataria e causam grandes prejuízos. Por isso, é importante lavar o carro com frequência com água fresca e detergente neutro, mantê-lo coberto principalmente à noite e verificar regularmente se há corrosão externa ou interna.

Mantenha as rodas limpas

É muito comum que cães usem as rodas dos carros como “banheiro”. Isso pode ser um problema, pois a urina deles é ácida e atrai outros cães que também vão urinar no mesmo local para demarcar território. Ao longo do tempo, a corrosão nas rodas é significativa. Para que isso não ocorra, é importante evitar estacionar na rua por longos períodos de tempo. No caso de casas com cães, é importante treiná-los para que não façam suas necessidades nas rodas do carro e lavá-las com frequência quando isso não for possível, para que os ácidos não se acumulem.

Cuide do ar-condicionado

Sistemas de ar-condicionado acumulam pó, ácaros, fungos e umidade ao longo do tempo. Esse quadro pode levar a problemas respiratórios e alergias. Uma forma simples de minimizá-los é desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino (e não apenas quando chegar) para que dessa forma a umidade seja retirada do sistema, o que minimiza a proliferação de micróbios. Além disso, deve-se realizar uma limpeza profunda do filtro e dos dutos pelo menos a cada seis meses e fazer uma manutenção a cada 30 mil quilômetros rodados. Isso é especialmente importante em áreas muito quentes e úmidas em que a proliferação de germes é mais fácil.

Evite restos de alimentos

Farelos de alimentos atraem insetos que podem infestar o carro e eliminá-los depois pode ser bastante problemático. Sempre que possível, evite comer dentro do carro e não deixe embalagens de alimentos espalhadas. Caso isso não seja possível, escove ou aspire os carpetes e bancos regularmente e lave os tapetes, evitando o acúmulo de restos de alimento. Mantenha também um saco de lixo para recolher embalagens, evitando que o lixo fique espalhado dentro do carro e, com ele, fragmentos de comida.

2019-06-18T16:27:31-03:008 de novembro de 2017|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?