4 itens importantes para checar na manutenção de caminhões

A revisão de caminhões é de extrema importância, uma vez que são veículos que costumam circular por grandes períodos de tempo e distância. Apesar da estrutura reforçada e visual intimidador, os gigantes das estradas muitas vezes apresentam problemas pela falta de manutenção, o que pode deixar o motorista na mão e a carga sem ser entregue.

Nessa matéria, falaremos sobre quatro pontos principais que devem ser observados no momento da manutenção desses veículos.

Filtros

O motor de um caminhão é um sistema que deve sempre trabalhar com perfeição, afinal, são toneladas em movimento. É fundamental que a empresa ou o motorista façam de forma adequada as trocas, sempre de acordo com os prazos estipulados pela montadora. Outros filtros que necessitam de manutenção constante são os de combustível e ar, já que podem se desgastar, acumular resíduos e prejudicar a performance do veículo.
 

Óleo

Como foi citado no item anterior, o motor é talvez a parte mais importante do caminhão. É fundamental sempre conferir o estado que se encontra o óleo atual através da vareta. Borras e pequenos resíduos metálicos não são um bom sinal, por isso, tal “sintoma” deve ser seguido por uma passagem pela oficina especializada.
 

Freios

Discos, pastilhas, lonas, sapatas, molas… todos esses materiais, quando presentes no caminhão, pedem revisão e manutenção constantes. Os freios, assim como os motores, são muito exigidos e têm um desgaste mais rápido. É melhor trocar uma peça que está ficando imprópria do que trocar um sistema de freios inteiro quando der problema ou causar um acidente. Todos saem ganhando.
 

Suspensão e pneus

É preciso sempre fazer a regulagem da suspensão e o balanceamento dos pneus, assim como ocorre nos veículos de passeio. As molas, mangueiras e válvulas podem apresentar avarias em decorrência do uso, assim como o inevitável desgaste e esvaziamento dos pneus. 

2019-06-18T14:58:13-03:0014 de fevereiro de 2018|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?