5 dicas para abrir um posto de combustíveis

Uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e patrocinada pelo Sebrae em 2015 revelou que quatro em cada dez brasileiros adultos possuem um negócio próprio ou estão abrindo uma empresa.

No ano passado, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3% de acordo com o estudo, o maior índice dos últimos 14 anos. Esses dados revelam o quanto o povo brasileiro é empreendedor. Por isso, a Ruff pergunta a você: já pensou em abrir um posto de combustíveis? Se a sua resposta foi sim, saiba que esse negócio exige um planejamento impecável e ações bem organizadas. Confira algumas dicas!

Localização

Seu posto de combustíveis deve ter em primeiro lugar uma localização estratégica. É necessário avaliar o tráfego de veículos, acessibilidade, iluminação e segurança do local. Os automóveis precisam inclusive, ter uma boa visibilidade do empreendimento enquanto se locomovem nas vias próximas ao negócio.

Você deve pesquisar também na prefeitura da cidade se a lei de zoneamento permite a instalação do posto de combustíveis no espaço planejado.

Fique atento a legislação

Por ser considerado um empreendimento, potencialmente poluidor do meio ambiente, o posto precisará possuir licenciamento ambiental e deverá atender as exigências doConselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como: alvará de funcionamento, AVCB do Corpo de Bombeiros, entre outros documentos que obedecem as legislações estaduais e municipais.

Escolha dos fornecedores

Essa é uma etapa muito importante na abertura de um posto. A escolha de um fornecedor ético e que distribua combustíveis de qualidade interfere diretamente no sucesso do empreendimento.

Equipe capacitada

O treinamento dos funcionários é essencial para formar bons atendentes. É essencial que os colaboradores conheçam a fundo o segmento e estejam prontos para tirar as dúvidas dos clientes.

Revendedor Ruff

Para se tornar um revendedor Ruff, você pode ter um posto ou um terreno para construção. A distribuidora oferece o suporte necessário àqueles que pensam em abrir um posto de combustíveis: padronização da identidade visual, assessoria especializada, sistema de troca de óleo, lojas de conveniência e sistema de lavagem. Oferecer serviços agregados aos consumidores é uma forma de se destacar da concorrência.

A Ruff também acompanha seus revendedores nas questões legais e mantém um relacionamento constante com seus parceiros. Todo revendedor cadastrado na Ruff conta com a assessoria inteligente, um serviço que possui diferenciais como: informações atualizadas do mercado, treinamentos, atendimento especializado, rapidez na solução de problemas e veículo de controle de qualidade, equipado com laboratório para análise de combustíveis.

Por meio de um assessor de vendas e com material didático apropriado, a distribuidora realiza treinamentos voltados ao próprio revendedor, aos gerentes e ao pessoal de pista sobre análise de produtos e descarga correta dos caminhões-tanques.

 

Para mais informações, acesse a aba Seja um Revendedor em nosso site e entre em contato.

2016-07-04T13:48:00-03:004 de julho de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?