5 dicas para treinar os colaboradores do seu posto

Uma equipe treinada faz toda a diferença no dia a dia de um posto. Além de executar as tarefas com eficiência, ela presta um atendimento capaz de cativar os clientes. Por isso, investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores é fundamental para garantir o bom funcionamento e o sucesso do posto de combustível.

Uma possibilidade é promover palestras periódicas tratando de questões de segurança, relação interpessoal ou mesmo de motivação. Além disso, é possível levar a equipe para conhecer o parque de tanques da distribuidora de combustível para conhecer o processo de armazenagem do produto. Tudo isso visando ao aprimoramento das habilidades dos colaboradores o aperfeiçoamento da atuação deles no posto.

Confira todas as dicas que nós reunimos aqui nesta matéria.                           

1 – Organize um intercâmbio de funções entre os colaboradores

Uma forma simples e econômica de treinar os colaboradores é oferecendo a eles a chance de passar por diferentes funções dentro do posto de combustível. Por meio da rotação de cargos, os profissionais vão poder adquirir novas habilidades e ajudar ou orientar outros colegas sempre que necessário.

Um frentista, por exemplo, pode ficar responsável pela troca de óleo por algum tempo, cuidar do lava-rápido ou mesmo atuar na loja de conveniência. Essa rotatividade é muito benéfica para os colaboradores, pois, além de se aprimorarem, podem identificar com quais funções têm mais afinidade.

Para o posto, a grande vantagem dessa prática é contar com uma equipe capacitada e pronta para desempenhar qualquer serviço caso algum colaborador precise faltar ou esteja sobrecarregado.

2 – Invista em palestras profissionais e motivacionais

Convide, pelo menos uma vez por mês, palestrantes para conversarem com a equipe. O bom disso é poder abordar assuntos dos mais variados tipos, desde temas ligados ao dia a dia do posto (atendimento, segurança, equipamentos) até tópicos mais gerais (motivação, família, relações pessoais).

As palestras podem ser realizadas em um espaço apropriado do estabelecimento ou alguns colaboradores podem ser enviados a uma palestra externa. Neste último caso, eles poderão compartilhar o que aprenderam com os demais colegas.

3 – Programe visitas técnicas

Entre em contato com a sua distribuidora de combustível e agende uma visita técnica para os colaboradores do posto. Assim, eles poderão conhecer os procedimentos de armazenamento e carregamento de combustível para ter uma noção mais sólida sobre a procedência do produto, controle de qualidade e transporte.

Além de expandir o entendimento dos profissionais sobre o processo, isso também vai motivá-los a se inteirar ainda mais sobre o segmento. Quando algum cliente tiver alguma dúvida técnica ou sobre a qualidade do combustível, eles serão capazes de responder a pergunta sem hesitar.

Os postos de combustível com bandeira da Ruff têm a chance de realizar esse tipo visita e ainda contam com assessoria especializada para oferecer treinamentos aos funcionários. Quer saber mais sobre as vantagens de ser Ruff? Clique aqui e descubra.

4 – Não se esqueça dos treinamentos de segurança

Os postos de combustível devem seguir uma série de leis e normas para garantir a segurança do estabelecimento. Para tudo correr de maneira ideal, é muito importante que toda a equipe conheça as regras e os procedimentos de segurança. Por conta disso, é essencial fornecer treinamentos alinhados com essa finalidade.

Uma possibilidade é contar com a supervisão ou consultoria periódica de um técnico de segurança do trabalho capaz de instruir os colaboradores e o próprio dono do estabelecimento. Outra ideia é convidar bombeiros para dar palestras sobre como atuar em caso de acidentes e como evitá-los. Vale ainda realizar simulações para que a equipe aprenda na prática a lidar com situações de perigo.

5 – Invista no desenvolvimento das habilidades de atendimento

Como já dissemos, os colaboradores do seu posto de combustível são parte vital do negócio. Afinal, eles têm a responsabilidade de cativar as pessoas que param no estabelecimento para abastecer. Para isso, é importante orientá-los sobre as melhores maneiras de tratar os clientes e de lidar com reclamações ou possíveis atitudes desrespeitosas.

Isso inclui ainda conscientizar a equipe sobre a postura ética que devem manter no dia a dia, abrangendo a noção de coletividade e as responsabilidades ambientais ligadas a essa área do mercado.  

Você tem dicas ou dúvidas sobre treinamento de colaboradores? Conte nos comentários!

 

2019-06-17T17:11:20-03:0030 de janeiro de 2019|Dicas e Cuidados|
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