5 dicas para viajar de moto

Fazer uma viagem longa de moto envolve muita adrenalina e aventura. Esse é o sonho de muita gente e já foi, inclusive, tema de alguns filmes, como “Diários de Motocicleta” (2004). Para que essa experiência seja um sucesso, é preciso planejar bem o itinerário, saber quais são os cuidados necessários com a moto e definir o que levar na viagem.

Se você está pensando em pegar a sua moto e cair na estrada, confira essas 5 dicas para viajar de moto que nós separamos para você.

1.Planejando o itinerário

A primeira sugestão para quem vai viajar de moto é planejar bem a rota a ser percorrida. O ideal é evitar as estradas sinuosas, pois elas exigem mais manobras e a utilização frequente dos freios. Após definir o trajeto, calcule o tempo que você vai levar para chegar ao seu destino e quantas paradas serão necessárias para você relaxar. A dica é parar, no mínimo, uma vez a cada duas horas.

Na hora de escolher o caminho que você vai fazer, é importante se atentar à quantidade de postos de combustíveis disponível naquele percurso. Além de abastecer, os postos são um ótimo ponto para descansar. Outro detalhe a ser levado em conta é o clima. Dias com muita chuva e vento são um empecilho para quem viaja sobre duas rotas.

Antes de sair de casa e desbravar a sua rota, lembre-se que na estrada costuma ser difícil manter-se conectado à internet. Por isso, é preciso baixar um mapa off-line no seu celular para não correr o risco de ficar perdido. Essa opção é a mais prática, mas, além disso, é bom levar um mapa impresso. Afinal, nunca sabemos quando vamos conseguir recarregar a bateria do aparelho.

2. Revisão

Embora seja óbvio, vale a pena reforçar a importância de revisar o veículo antes de pegar a estrada. Um dos cuidados especiais com a moto é em relação aos pneus. Os carros contam com um estepe, já as motos não têm esse recurso. Por esse motivo, o cuidado com eles deve ser redobrado. O recomendado é viajar apenas com pneus novos para evitar dores de cabeça.

Você não pode deixar de conferir também os cabos e o sistema elétrico. No seu kit viagem é bom ter alguns fusíveis e lâmpadas de reserva. Caso algum desses itens queime no meio da estrada, não será preciso se desesperar. Em relação aos freios e cabos, o ideal é verificar se eles estão em bom estado e lubrificados. Não se arrisque a cair na estrada com freios desgastados!

Abastecer em postos de combustíveis confiáveis é outra maneira de garantir o bom funcionamento da moto durante a viagem. De modo geral, o indicado é conversar com o seu mecânico sobre as condições da sua moto e pedir para ele te explicar como solucionar problemas simples que poderão surgir no meio do caminho.

3. Descanso e saúde

Viajar de moto exige bastante resistência física e cuidados com o corpo. Por esse motivo, durma bem e bastante no dia anterior à viagem. O recomendável é cair na estrada no período da manhã e, caso seja um percurso muito longo, a sugestão é encerrar a viagem entre 4 e 6 horas da tarde. É nesse período que os pilotos se sentem mais cansados e precisam começar a recarregar as energias para o dia seguinte.

Durante o percurso, como já falamos acima, é de extrema importância fazer uma parada a cada duas horas. Aproveite a pausa para se alongar e comer alguma coisa. Além disso, não se esqueça de beber bastante água, já que nós tendemos a ficar desidratados quando expostos ao vento. Na hora das refeições, nada de alimentos muito gordurosos, ricos em carboidratos e açúcar. Eles causam sonolência e aquela sensação de moleza no corpo. 

4. Roupas e conforto

Ao viajar de moto, o piloto também precisa escolher com precisão a roupa e os acessórios que irá usar. Vestir um traje adequado vai garantir uma experiência segura. Jaqueta com proteção para os cotovelos, costas e ombros, bem como calças, luvas e botas são itens indispensáveis. Ah, para não se molhar, não se esqueça da capa de chuva!

Além de segurança, a roupa é responsável por proporcionar mais conforto durante a viagem. Por isso, cuidado para não escolher luvas muito justas, pois elas causam formigamento e dessensibilização das mãos. Do mesmo modo, as bagagens não devem ser excessivas para não se tornarem um incômodo. Leve apenas o essencial, principalmente se o caminho for longo.

Para driblar o desconforto de ficar horas sentado em posição obrigatória, você pode utilizar uma almofada de gel. Existem alguns modelos específicos para motos e ainda é possível adaptar as almofadas vendidas em casas de artigos cirúrgicos.Outro acessório que vale a pena investir é o para-brisa. Com ele, você terá mais estabilidade devido à menor quantidade de vento direcionada ao seu corpo.

5. Segurança

Uma forma de viajar em segurança é reunindo a galera. A quantidade de motocicletas em um grupo pode variar, mas o que é obrigatório é o bom entrosamento entre as pessoas e a organização. Além disso, é preciso planejar a posição de cada um durante o percurso. Só não se distraia com os colegas. O foco deve estar sempre na direção.

A segurança na estrada também depende da forma como você conduz a sua moto. A dica é ultrapassar sempre que for preciso e possível, pois essa manobra acaba deixando o piloto mais atento. Ao permanecer muito tempo atrás dos veículos, você pode acabar ficando “hipnotizado” e perdendo o foco. Outra sugestão é variar a velocidade, dentro dos limites da via, para manter-se concentrado.

Você tem alguma dica extra? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

2019-06-18T14:35:10-03:0018 de abril de 2018|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?