5 maneiras de melhorar o desempenho do carro na estrada

Paraíso de muitos, a estrada pode ser a oportunidade perfeita para economizar combustível e andar de forma mais tranquila. Saiba quais hábitos cortar para  aumentar a vida útil do seu veículo que anda frequentemente nas pistas.

1. Não planejar trajetos e viagens

Antes de iniciar uma viagem, estude o mapa do trajeto, escolha o caminho e mantenha o itinerário planejado. Isso não implicará em uma economia de combustível, mas pode evitar que você dirija mais que o necessário, já que estará ciente do caminho que deve seguir. Além disso, optar por trajetos com menos curvas, paradas e menor trânsito também ajuda na economia de tempo. Para isso, existem serviços de navegação online que indicam a melhor rota de acordo com os filtros que você escolher.

2. Evite dirigir em alta velocidade

Se você utilizar muito o acelerador, o motor precisará trabalhar mais para fazer com o que o carro se mova contra o vento, o que pode diminuir a eficiência do automóvel em até 33%. Outra medida que pode ser adotada é encontrar a velocidade ideal dentro dos limites e utilizar o piloto automático que, além de tudo, auxilia na economia de combustível, uma vez que mantém uma velocidade constante.

3. Evite utilizar muito o freio e acelere suavemente

A utilização do freio gasta a energia do combustível que já foi consumido. O ideal é diminuir a velocidade ainda em movimento. Além disso, evitar pisar fundo ao acelerar e fazer a troca e marca no momento certo são essenciais para ter um bom rendimento do veículo. Os motores funcionam melhor quando o fluxo de ar está moderadamente alto e em RPM próximas do máximo.

4. Esteja sempre com os pneus calibrados corretamente

Os pneus de um veículo deve ser verificado semanalmente para evitar o desgaste excessivo que reduz a vida útil do carro. Para fazer uma calibragem correta, verifique o nível ideal de pressão no manual do proprietário.

5. Evite usar o ar-condicionado em paradas e trajetos cursos

Com a grande onda de calor que precede o verão, é comum utilizar p ar-condicionado em todos os momentos. Contudo, esse costume implica em um aumento do uso de combustível e é um inimigo do seu bolso, já que quando ligamos o ar-condicionado em paradas ou trajetos curtos, há aumento de consumo. O ideal é que utilize-se a refrigeração durante percursos em estradas, uma vez que com as janelas fechadas há menos resistência do ar.

 

2019-06-18T14:45:54-03:0015 de março de 2018|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?