5 mitos e verdades sobre economia de combustível

Muito se fala sobre como economizar no momento de abastecer os veículos, porém, nem sempre são dicas que, de fato, funcionam. Por isso, selecionamos cinco mitos e verdades para você acertar na hora de encher o tanque do carro.
 

Ar-condicionado ligado aumenta o consumo

Essa é uma verdade que possui exceções. Sim, o ar ligado contribui no gasto de combustível, ainda mais quando o carro está abaixo de 80 km/h, já que a mesma energia gerada pelo motor é usada para resfriar o ar, exigindo uma produção maior para mover o carro em alta velocidade. Motores maiores e mais avançados já não sofrem com essa divisão de tarefas, o que ajuda na economia.

Gasolina aditivada é mais econômica

Não se engane, ela não rende mais. Esse mito é muito popular e acaba enganando muita gente, por isso é preciso lembrar que a gasolina aditivada é diferenciada por ser mais “limpa” para o motor, o que aumenta a vida útil do mecanismo. De forma indireta, sim, ela pode ajudar seu motor a funcionar melhor e ser mais eficiente, mas na prática ela não é sinônimo de economia.
 

“Banguela” economiza combustível

Mito dos mitos. Deixar o carro em ponto morto não ajuda em nada, além de ser perigoso, já que quando desengatado, o volante fica mais sensível aos movimentos. Se não quiser acelerar na descida, deixe sempre em marchas altas para que o carro fique inerte, sujeito apenas ao ângulo da descida para se mover.
 

Velocidade constante ajuda?

Manter o acelerador em um nível constante ajuda sim na economia de combustível. Quanto mais mudanças bruscas na velocidade, como aceleração exagerada e frenagens, maior é o gasto. Especialmente em viagens longas, procure manter a velocidade estável (e dentro do permitido, é claro).
 

Óleo grosso é bom pro motor?

Mito. O óleo deve estar com a viscosidade na medida certa, por isso sua troca é tão importante. Quando espesso, ele dificulta a movimentação do motor, o que para muitos desinformados significa economia, mas a prática é prejudicial.

2019-06-18T14:56:31-03:0021 de fevereiro de 2018|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?