5 sinais que podem indicar um carro doente

Os carros dão indícios de que precisam de manutenção. Por isso, é importante ficar atento a barulhos e comportamentos que fogem do habitual. A seguir, listamos os cinco sinais mais comuns de automóveis que precisam de reparo. Confira a lista e evite problemas no futuro!

 

1 – Ruído da pastilha de freio

Um barulho agudo que aumenta conforme você freia pode indicar desgaste das pastilhas de freio, que precisam ser substituídas para evitar danos aos discos. Caso isso aconteça, o automóvel emitirá um ruído metálico oriundo da pinça de freio diretamente no disco. É importante procurar assistência mecânica, pois a situação pode ocasionar até mesmo falhas no sistema.

 

2 – Luz da injeção acesa

A luz piloto faz alertas sobre algo fora do funcionamento do sistema de injeção eletrônica e pode assinalar sujeira nos bicos injetores, falha nos sensores ou até combustível adulterado. Embora não represente um problema grave, ela não deve se manter acesa por muito tempo. Para descobrir o problema, é recomendado fazer uma leitura do sistema com um scanner específico.

 

3 – Radiador dando trabalho

A ventoinha do radiador impede que o motor superaqueça. É essencial observar caso ela trabalhe constantemente ou apresente outros comportamentos incomuns. Verifique o sistema em um profissional mecânico. O superaquecimento do motor pode fazer com que ele chegue a fundir.

 

4 – Mau-cheiro do ar-condicionado

O odor indica a hora de trocar o filtro. É comum isso acontecer com o aparelho depois de algum tempo de uso. O causador do problema pode ser o acúmulo de pó nos dutos internos de ventilação ou o desgaste do filtro anti-pólen, que separa as impurezas do ar captado pelo carro. Recomenda-se trocar o filtro em toda revisão veicular e fazer serviços especializados de higienização.

 

5 – Volante torto

Direção torta ou puxando para um dos lados sinaliza erro no alinhamento das rodas, na geometria das suspensões ou falha na própria caixa de direção. Os danos podem ser ocasionados por buracos ou outros impactos, como alguma batida mais grave. Em qualquer situação, deve-se buscar auxílio técnico especializado em suspensão, pneus e rodas.

 

Ruff – Energia para Superação

2015-06-03T10:21:00+00:003 de junho de 2015|Dicas e Cuidados, Veículos|