6 erros de gestão no posto de combustível

Provavelmente você já se perguntou se está fazendo corretamente o gerenciamento do seu empreendimento. Na matéria de hoje iremos apresentar alguns dos erros mais comuns de gestão no posto de combustível e como evitar que eles aconteçam. Tome nota:

 

Não desatentar de seus colaboradores

E não estamos falando em não ter colaboradores de confiança, mas sim não ter uma equipe realmente unida e que passe confiança no que estão fazendo. Para que sua equipe esteja sempre comprometida com o trabalho é importante que eles recebam o treinamento adequado quando necessário (já explicamos sobre treinamentos de equipe aqui) e tenham um líder que possa delegar corretamente as tarefas para que não haja confusões durante o expediente.

 

Não ter segurança

Pelo fato de muitas vezes ficarem abertos 24 horas por dia, os postos de combustível têm se tornado um alvo certo para ações de criminosos. E para os gestores que não investem em uma boa segurança, isso se torna uma problemática grande.

Invista em câmeras e em seguranças particulares, desta forma seu posto ficará mais protegido e sua equipe trabalhará com mais segurança em todos os períodos do dia. E no fim do mês, você não terá aquele prejuízo de um assalto.

 

Dispensar equipes de RH

Postos de combustível contam com equipes grandes de colaboradores e muitas vezes a rotatividade de funcionários é muito alta. Além disso, o número de notas fiscais e documentos que precisam ser expedidos é muito grande. Por isso, uma equipe de recursos humanos, além de um contador, é indispensável para que todas as papeladas burocráticas tenham um controle efetivo.

 

Não cuidar das finanças

É essencial que seu posto tenha um planejamento financeiro, tanto para acompanhar os custos como para saber visualizar boas oportunidades e melhorias para o futuro do empreendimento. Já demos algumas dicas sobre a gestão financeira do posto de combustível aqui.

 

Misturar as finanças pessoais

Muitos empreendedores cometem este gravíssimo erro e vêem seu negócio ruindo, sem saber o motivo. Misturar as finanças pessoais com as do posto de combustível é um dos maiores erros que você pode comete. Por isso, separe o dinheiro do caixa apenas para arcar com as despesas da empresa. Isso facilitará na contagem do fim do mês dos lucros reais do posto.

Se for preciso fazer alguma retirada para gastos de emergência pessoais, tenha tudo muito bem anotado e, se possível, depois faça a reposição da quantia.

 

Não ter um diferencial

A concorrência é grande entre os postos de combustível, e ter apenas o valor da gasolina abaixo dos concorrentes pode não ser suficiente. Por isso, você precisa pesquisar o ponto fraco da concorrência e trabalhar em cima disso, fazendo este fator o seu maior diferencial.

Além disso, cuide para que sua equipe seja simpática com a clientela, este pode ser um grande chamariz. Faça promoções, trabalhe bem com sua loja de conveniência e sempre ofereça serviços de cortesia.

 

Seguindo estas dicas, a gestão do seu posto de combustível estará completa e você não verá seu negócio ruim sem saber o motivo.

2019-06-19T15:51:39-03:0022 de março de 2017|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?