6 itens para checar no seu veículo antes de viajar

O fim de ano vai chegando e muitos já estão com viagens planejadas para encontrar a família e os amigos. Ao pegar a estrada, é importante que o veículo esteja pronto para aguentar as centenas de quilômetros, por isso o responsável deve tomar as precauções e fazer as revisões necessárias. Listaremos cinco sistemas que precisam obrigatoriamente estar em dia para garantir uma viagem segura e confortável. Confira:
 

Pneus

Pneus novos não só dão ao carro uma direção mais leve, como também dão mais estabilidade e aderência ao asfalto. Curvas e freadas na estrada podem ser bem perigosas se a borracha não estiver em bom estado. Além do fator “segurança”, a fiscalização rodoviária pode multar o motorista pelos pneus carecas caso haja uma abordagem.
 

Motor

O motor precisa estar em dia e com óleo no prazo de validade. Além disso, a água do sistema de arrefecimento deve estar no nível ideal, a fim de evitar superaquecimento. O consumo de combustível será o ideal se tudo estiver em ordem, o que ajuda também no bolso.
 

Freios

Os freios precisam estar regulados, sejam eles a disco, ABS ou tambor. A fim de evitar acidentes e ter uma viagem mais segura, leve a um lugar de confiança para que os testes de qualidade sejam feitos.
 

Suspensão

O alinhamento e balanceamento dos pneus deve ocorrer frequentemente, como pedem as montadoras. Os amortecedores e molas se desgastam, o que requer manutenção e troca desses itens. 
 

Lâmpadas

Se normalmente você já não deve andar com faróis e lâmpadas queimados, na estrada muito menos. Além de ser passível de multa, as luzes em bom estado ajudam na sinalização do seu próprio carro e na percepção dos outros motoristas sobre a sua passagem.
 

Ferramentas de emergência

Certifique-se de que a chave de roda, macaco, estepe, triângulo, extintor e outros itens indispensáveis estejam no carro e prontos para uso. 

2019-06-18T16:23:02-03:006 de dezembro de 2017|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?