Atrasos e faltas de funcionários: Saiba como evitar!

 

Atrasos e faltas no trabalho são pontos que devem estar entre as prioridades estratégicas de todas as organizações, devido principalmente aos impactos negativos em indicadores financeiros e de produtividade. É essencial aplicar uma gestão inteligente que supervisione essas taxas e que seja capaz de detectar as causas das ausências: desmotivação, insatisfação, falta de interesse e comprometimento, desalinhamento de perfil profissional ou até mesmo por questões pessoais.

É importante lembrar que algumas ausências são justificadas pela legislação trabalhista. Por este motivo, é primordial avaliar cada caso. 

Veja algumas dicas para melhorar a gestão dos colaboradores dos postos de combustíveis e reduzir os atrasos e faltas:

Adote um gerenciamento positivo e transparente

É importante que o gestor assuma uma nova postura que seja mais próxima aos conceitos de liderança. O estilo de gestão é um dos fatores de maior impacto na motivação e no engajamento das equipes. 

Demonstrar algumas competências comportamentais, equilíbrio emocional, como maturidade, empatia, segurança, humildade, educação e a capacidade de construir relacionamentos produtivos, são imprescindíveis. Ética, imparcialidade, transparência, entusiasmo e otimismo também precisam estar presentes no dia a dia do gestor. É sempre importante manter discurso e ações em harmonia, demonstrando sempre coerência e justiça nas decisões.

Zele pela qualidade do ambiente de trabalho

A qualidade do ambiente de trabalho tem grande influência sobre os atrasos e faltas dos colaboradores. Para alcançar altos níveis de motivação, é preciso que o gestor administre todos os possíveis conflitos, resolva os problemas do cotidiano, ofereça condições adequadas de trabalho e elimine comportamentos que envolvam preconceito, segregação, assédio ou discriminação. 

Seja um bom comunicador e incentive a comunicação

A comunicação interna deve fazer parte da estratégia para a redução de atrasos e faltas. O gestor também deve ser um bom comunicador, capaz de compartilhar informações relevantes, manter a equipe atualizada sobre a situação do mercado, a chegada de novas tecnologias, os projetos em andamento e principalmente os desafios a serem vencidos. Essa postura colabora para a construção de uma relação de confiança entre os funcionários e a empresa. 

Reconheça e valorize o colaborador

Reconhecer e valorizar o colaborador são atitudes básicas relacionadas à gestão de pessoas que devem estar entre as ações adotadas para reduzir o número de atrasos e faltas. Elas atingem diretamente na motivação e no engajamento dos funcionários do posto. Portanto, elogios sinceros e pequenas premiações são boas iniciativas. 

Outro ponto importante é oferecer oportunidades de crescimento profissional dentro da empresa, sempre baseadas no desempenho e na meritocracia. 

Invista em conversas francas

Conversas francas e individuais com os colaboradores são fundamentais para identificar as reais causas dos atrasos e faltas. Por meio desses bate-papos, o gestor pode perceber se existem problemas pessoais, insatisfação ou desmotivação com o trabalho, analisar a situação e propor algumas alternativas. Apoio e orientação podem trazer ótimos resultados!

 
2016-02-03T09:20:00-02:003 de fevereiro de 2016|Dicas e Cuidados|
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