Carros high tech: não é magia, é tecnologia

Diversas montadoras têm investido em tecnologia digital nos automóveis como diferencial de mercado – sistemas high tech que oferecem praticidade, conforto e segurança aos motoristas. A partir de agora, você vai conhecer algumas dessas tecnologias. Confira!

 

Cinto de segurança

Pensando na segurança dos motoristas, as montadoras investiram em tecnologias específicas para os cintos de segurança. A ideia é tornar os carros ainda mais seguros e salvar vidas em caso de acidentes.

O sistema Harken, um cinto de segurança inteligente, ajuda a manter o motorista acordado. O dispositivo utiliza sensores posicionados no banco do condutor e no cinto para acompanhar sua respiração e os batimentos cardíacos. Quando identificadas às alterações características de uma pessoa com sono, ele emite uma alerta que incentiva o motorista a parar o automóvel e descansar.

Outra tecnologia nesse segmento é o cinto inflável, desenvolvido pela montadora Ford. Ele é ativado em momentos de colisão com a entrada de ar comprimido e se expande para o tronco e ombros dos passageiros, locais em que a força do impacto é diluída.

 

Sistema anti-atropelamento

A detecção de pedestres acontece com o auxílio de um radar com imagens captadas por uma câmera, capaz de calcular a distância e identificar os objetos em movimento. O veículo verifica a posição do pedestre no momento seguinte à manobra e as chances de atropelamento. Em caso de colisão, um aviso sonoro alerta o motorista e o carro freia automaticamente.

 

Pneus

Responsáveis por oferecer estabilidade aos veículos, os pneus podem ser equipados com tecnologias que permitem a manutenção do equipamento. Já está sendo desenvolvido um sistema que permite a calibragem periódica dos pneus e que mantém o nível ideal de aferição.  A bomba instalada no próprio item é acionada pelo movimento das rodas e comprime o ar na pressão adequada, ação que evita acidentes e o desperdício de combustível.

 

Escritório móvel

Os carros autônomos devem permitir que os passageiros aproveitem ao máximo o tempo perdido no trânsito. Os bancos da frente podem ser girados para trás e permitem a realização de reuniões entre até quatro pessoas, conectadas pela internet wi-fi, também disponível no veículo. O XchangE, desenvolvido pelas empresas Regus e Rinspeed, e outros modelos semelhantes ainda estão em fase experimental.

 

Celular no lugar da chave

A substituição das chaves por um smartphone é a recente novidade de uma montadora. O sistema aciona a abertura e fechamento das portas. Ele conta também com câmeras instaladas no lugar dos retrovisores, que captam as imagens e as projetam em um painel interno.

 

Condução de vários veículos

Uma nova tecnologia liga os veículos entre si e os conecta com um carro-chefe. Assim, todos os automóveis podem ser guiados por um único condutor.

Para entrar no comboio, basta o motorista pedir autorização ao líder do grupo para largar a direção. O mesmo processo ocorre para voltar a assumir a condução do veículo.

 

Curtiu as novidades? Fique atento ao nosso blog e saiba tudo que acontece no mercado de automóveis e combustíveis!

2014-08-20T13:33:00-03:0020 de agosto de 2014|Veículos|
Precisa de ajuda?