Carros tunados: fique por dentro da lei

“Tunar” o carro exige criatividade e um bom dinheiro no bolso. Além desses detalhes importantes, é preciso ter responsabilidade e ficar atento ao Código Nacional de Trânsito. Atualmente, é possível fazer várias modificações e deixar o veículo muito mais arrojado. Porém, antes de alterar o automóvel, é necessário pedir autorização ao Detran.

Segundo o Código de Trânsito, rodar nas ruas com veículos adulterados sem a documentação necessária pode render multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe motor exposto, portas que abrem para cima e suspensão hidráulica. Uma informação importante: as regras variam entre os estados. Por isso, recomendamos que, antes de modificar o seu possante, você se informe sobre a legislação vigente da sua região.

Cronograma do Tuning

Antes de alterar o veículo, é preciso realizar alguns procedimentos. O primeiro passo é solicitar autorização do Detran local para fazer as modificações. Importante ter em mãos todos os documentos do automóvel e do proprietário. Após confirmar a autorização, procure um mecânico de confiança. Essa atitude é muito importante, pois dependendo da modificação, o carro pode ficar perigoso de se dirigir.

Depois de levar o veículo para a oficina e fazer as alterações, o motorista deve se encaminhar a uma das oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O automóvel passará por um processo de validação. Se aprovado, o último passo é voltar ao Detran para obter o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV), registrado no campo de observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

 

Agora que já sabe quais os procedimentos para tunar o carro, confira uma lista com as principais modificações realizadas pelos fãs do “tuning”:

Insulfilme

Essa é uma modificação clássica e precisa seguir a lei. Ela estabelece limites para a transmissão de luz. No vidro da frente, tem que transmitir pelo menos 75% de luz.

Faróis

Nesse item do carro, é possível mudar o tipo de lâmpada para outras que tenham tons azulados ou amarelados. Detalhe: os famosos faróis de xenon são proibidos pelo Conselho Nacional de Trânsito e só podem ser utilizados se forem itens de fábrica.

Volante e cia

A customização dentro do carro não tem limites, basta usar a imaginação. Dá para mudar acessórios como o volante e deixar o painel parecido com o de carro de corrida, com relógios que marcam a distância, bateria, óleo etc.

Eletrônicos

Atualmente, é possível instalar televisão, DVD, videogame e caixas de som no veículo. Além disso, pode conectar todos esses aparelhos eletrônicos em um computador de bordo.

Carro rebaixado

Clássico da tunagem, essa alteração exige a troca da suspensão. É importante ficar atento à lei, pois não são permitidos todos os tipos. Por exemplo, a suspensão hidráulica, que utiliza fluidos para fazer o carro pular, é proibida.

 

2012-12-03T14:05:00-02:003 de dezembro de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?