Combustíveis alternativos: soluções para o futuro

É possível impulsionar automóveis com outras fontes de energia além da gasolina. Com o possível fim do petróleo – matéria-prima do combustível fóssil – cientistas pelo mundo buscam novas alternativas, mais renováveis e ecológicas.

Já foi descoberto que elementos como o hidrogênio, ar comprimido e até café podem substituir o combustível convencional. Mas as novidades não param por aí. Confira a lista completa de métodos alternativos que devem mover os carros do futuro.

 

Ar comprimido

Mais do que não poluir, os automóveis movidos a ar sob pressão têm o poder de purificar a atmosfera – e ainda possuem baixo custo de rodagem. A Peugeot estuda a tecnologia e criou a linha de protótipos Hybrid Air, que combina motor a gasolina com a força do ar comprimido. A empresa francesa MDI também aposta na técnica e promete veículos com autonomia de 300 km.

 

Biocombustíveis

Os combustíveis biodegradáveis são feitos a partir de fontes renováveis como plantas, cana-de-açúcar, soja e milho. Quando queimados, emitem menos CO2 na atmosfera. O problema dessa energia alternativa é que, se utilizada em larga escala, assim como exige a indústria automobilística, pode elevar o preço dos alimentos.

 

Café

Trata-se de um carro equipado com um sistema que transforma grãos em gases combustíveis – como hidrogênio, metano e monóxido de carbono – que alimentam um motor a combustão adaptado. Conhecida como Gasogênio, a tecnologia é antiga e se popularizou nos anos 1950, tempos de escassez de gasolina. Além do café, o automóvel também pode funcionar com outros resíduos orgânicos.

Combustiveis alternativos - Café
Automóvel transforma café em combustível (Imagem: Divulgação)

 

Correntes de ar

Veículos movidos a velas de veleiros e até pipas já foram testados e são capazes até de alcançar altas velocidades. Porém, os carros com esse tipo de tecnologia são difíceis de dirigir. Eles precisam de estradas abertas e boas condições de vento – de preferência a favor – para se locomoverem.

 

Eletricidade

O motor elétrico moveu os primeiros automóveis do século 19 e pode ser uma das principais opções para os carros do futuro. Seu sistema funciona por meio da agitação de polos magnéticos em volta de um eixo, que gira ao ser repelido e daí se obtém a propulsão para as rodas. Porém, o veículo depende de baterias grandes para se equiparar aos carros convencionais e a sua utilização em massa pode comprometer o sistema de eletricidade de grandes cidades.

 

Energia nuclear

A energia nuclear pode ser uma alternativa para os automóveis, não fossem as sérias questões ambientais e de segurança que envolvem a tecnologia. Em 2013, a empresa norte-americana LPS divulgou a criação de um carro equipado com reator nuclear de tório. De acordo com a empresa, 1 grama do elemento químico gera energia equivalente a 28 mil litros de gasolina e apenas 8 gramas do material impulsionaria o carro durante toda a sua vida útil.

 

Energia solar

O conceito da energia solar para carros já provou que funciona. Automóveis cobertos com painéis solares fotovoltaicos e superfícies revestidas com materiais que geram eletricidade quando expostos a luz geram energia própria para o motor elétrico. O carro deve ser excessivamente leve e aerodinâmico para funcionar, por isso ainda não chegou às ruas. Mas a Ford já testa a tecnologia como uma força extra para seus carros híbridos.

Combustiveis alternativos - Energia Solar
Carro movido a energia solar (Imagem: Divulgação)

 

Hidrogênio

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio é uma energia eficiente que não emite poluentes. Atualmente, existem duas formas de utilizá-lo em automóveis: queimando em motores de combustão interna ou o convertendo em célula de combustível. O primeiro processo é utilizado por marcas como BMW, Ford e Mazda, enquanto somente um carro no mundo conta com a segunda tecnologia: o Honda FCX Clarity.

 

Motores híbridos

Carros com a tecnologia – uma das mais elogiadas – utilizam motores a combustão com mais de um propulsor elétrico. Em alguns deles, o motor a gasolina trabalha apenas como um gerador de energia para as baterias, enquanto o sistema elétrico fica responsável por toda a propulsão do veículo. Outra possibilidade é usar as duas fontes simultaneamente para movimentar o híbrido, diminuindo assim o consumo de combustível fóssil.

 

Vapor

Outra alternativa é voltar a utilizar o vapor para mover os nossos automóveis. Presente nos primórdios da história do meio de transporte, a técnica consiste em equipar o veículo com caldeiras cheias de água e um forno a lenha para criar o vapor. Em alta pressão, a fonte move um pistão dentro de um cilindro e, assim, o carro entra em movimento.

Combustiveis alternativos - Vapor
Honda FCX Clarity é o único no mundo movido a hidrogênio (Imagem: Divulgação)

2014-12-10T11:27:00-02:0010 de dezembro de 2014|Mercado de Combustíveis, Veículos|
Precisa de ajuda?