Como fazer curvas com segurança

Muitas vezes nos perguntamos sobre qual a melhor forma de se fazer uma curva. Para evitar sustos, o motorista deve tomar alguns cuidados, especialmente na estrada e em altas velocidades. A revisão de carros, por exemplo, é um cuidado que pode fazer a diferença no momento da curva. Confira algumas dicas:

 

Freie antes

A primeira dica é reduzir a velocidade antes mesmo de chegar à curva. Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga. Quanto mais rápida a velocidade, maior essa força, que pode causar a perda do controle do veículo, causando um acidente grave. É importante estar sempre atento aos pneus gastos.

Na estrada, dependendo da sinuosidade da curva, é aconselhado não passar dos 70km/h ou 80km/h, e nas bem fechadas, subidas ou descidas, cuide para que você não esteja acima dos 40 km/h. 

 

Posicionamento das mãos

Além da angulação do veículo em relação à curva, para que o carro não saia da faixa, o posicionamento do braço do condutor também é fundamental. Em curvas na estrada, as mãos não podem se sobrepor uma à outra, ou seja, elas devem ficar paralelas ao volante, como se estivesse numa reta. Isso ajuda a manter o controle do veículo.

 

Pés no lugar certo

Alguns modelos de carro possuem um pedal fixo à esquerda da embreagem, que serve para apoiar o pé. Ele pode ser usado para apoiar o pé esquerdo, ajudando o motorista a manter o corpo mais firme no banco e também diminuir a força das mãos no volante.

 

Mão dupla

Quando as curvas possuem mão dupla merecem atenção redobrada! Nesses casos, opte por ficar mais à direita, para que o carro que está na direção oposta passe sem perigo ao seu lado. 

 

Manutenção

Além de observar a velocidade, é fundamental fazer sempre uma manutenção programada em seu automóvel. Pneus descalibrados ou gastos, amortecedores danificados e falta de geometria são os principais motivos que podem levar ao descontrole do veículo. Antes de pegar a estrada, faça alinhamento da direção e também uma revisão em toda a suspensão para evitar sustos.

 
2016-02-24T13:52:00-03:0024 de fevereiro de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?