Cuidados com o carro que todo novo motorista deve saber

Passou no exame do Detran e está super feliz? Agora é hora de aproveitar e sair dirigindo por aí. Mas é preciso ficar atento a alguns detalhes para não ter problemas com o veículo. Conheça alguns cuidados com o carro que todo novo motorista deve saber!

 

Atenção com a água do radiador

Verifique sempre o nível de água do radiador, mas cuidado! Não abra a tampa do radiador com o motor quente, pois o líquido estará em ebulição e você pode se queimar.

O nível baixo de água pode fazer com que o motor superaqueça e provoque sérios problemas no funcionamento do veículo.

Óleo sempre em dia

Assim como a água, o óleo é um item essencial no automóvel. É ele que garante que o motor tenha menos atrito com as peças e mantenha a temperatura ideal.

O óleo deve ser trocado de acordo com a quilometragem especificada pelo fabricante e, em alguns casos, deve-se verificar se o nível está abaixo e completar quando necessário. Se tiver qualquer dúvida, procure um mecânico de confiança.

 

Combustível de qualidade

Sempre abasteça em postos confiáveis. Alguns estabelecimentos oferecem combustíveis adulterados, o que pode fazer com que seu carro fique danificado ou perca potência.

Os postos Ruff têm sempre combustíveis de qualidade, analisados e aprovados conforme determinações e especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, todos os bandeirados passam por um efetivo acompanhamento no controle de qualidade com laboratórios autorizados.

 

Você pode encontrar o mais próximo aqui

Calibre os pneus

Andar com pneus com pressão abaixo ou acima do recomentado pela montadora pode fazer com que a peça desgaste mais rapidamente ou que o carro gaste mais combustível. É aconselhável calibrar os pneus no máximo a cada 15 dias.

Fique atento às luzes do painel

Parece algo que não merece muita atenção, mas as luzes do painel do carro podem evitar que problemas mais graves aconteçam. Fique atento à temperatura do carro, à quantidade de combustível e à luz da injeção eletrônica.

Para-brisas também precisam de cuidados

Complete também o reservatório de água do lavador do para-brisas, você nunca sabe quando vai precisar utilizá-lo.

Extintor de incêndio em dia

Verifique a validade do extintor de incêndio! Se a peça estiver vencida é preciso efetuar a troca. O item não é obrigatório, porém andar com o equipamento fora da data de vencimento pode acabar sendo um problemão se você precisar utilizá-lo!

 

Estacionamento

Ao parar o carro, verifique se realmente é permitido estacionar. Mesmo sem estar diretamente relacionada ao funcionamento do carro, essa dica é muito útil para os novos motoristas. Ao descer do veículo verifique se no chão não possui marcações amarelas, rebaixamento da calçada, garagens, e placas que proíbam estacionar.

 

Evite multas e pontuações na sua carteira – principalmente porque durante o ano de validade da carteira provisória, o condutor pode ter apenas uma multa leve e uma multa média e não deve cometer infrações graves ou gravíssimas. Caso isso aconteça, é necessário recomeçar o processo para tirar a CNH. 

2019-06-19T15:47:18-03:0019 de abril de 2017|Veículos|
Precisa de ajuda?