Cuidados necessários na lavagem de motos

Enquanto a lavagem dos carros tende a ser mais eficiente em estabelecimentos especializados, a das motos pode ser feita em casa, se tomadas as devidas precauções. Caso a grana esteja curta para pagar um lava-rápido ou se você adquiriu o hábito de cuidar do seu veículo de duas rodas, a limpeza pode ser eficiente e simples, seja na rua ou na garagem.

Acerca do assunto, daremos algumas dicas para quem for se aventurar na lavagem, lembrando sempre de economizar água. Confira:
 

Sempre na sombra

Evitar o sol também previne manchas na pintura e ressecamento dos materiais emborrachados. Parte do mesmo princípio a necessidade de esperar o motor esfriar para jogar água, evitando-se assim o choque térmico e o comprometimento das peças e sistemas.
 

De cima para baixo

Começar por cima possibilita que a água escorra para as partes inferiores e já faça parte da limpeza de forma passiva. Além disso, a parte inferior concentra toda a mecânica, então é melhor reservar um tempo maior para motor, escapamento, rodas, freios e corrente.
 

Cuidado com a água

É fundamental regular a pressão da fonte de água que estiver usando, seja mangueira ou jatos de lavadoras, já que a potência pode danificar as estruturas mais sensíveis e inundar o interior. O escapamento merece atenção especial. Caso ele seja virado para cima, é recomendado tapar com algum pano ou estopa para que não encha de água, o que causaria problemas futuros.
 

As rodas

Se as rodas estiverem muito sujas, pode-se usar palha de aço fina e xampu com querosene. A camada grossa de sujeira sairá mais fácil, mas é preciso prestar atenção para não arranhar o metal da roda.
 

Secagem

Toda a parte de cima pode ser seca com panos de algodão, sempre macios, para que absorvam a humidade mais facilmente. A parte mecânica vai secar aos poucos, mas uma voltinha rápida deve ajudar na evaporação dos resíduos mais escondidos. Cera e silicone em gel podem ser aplicados na pintura e nos pneus, respectivamente, para dar o toque final.

2019-06-18T16:21:09-03:0013 de dezembro de 2017|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?