Cuidados no transporte de cães e gatos em veículos de passeio

Seja para uma viagem de férias, seja durante uma mudança, os pets são companheiros das pessoas até mesmo na estrada. E da mesma forma que as pessoas, precisam ser transportados da forma mais segura e confortável possível, para evitar acidentes e ferimentos. A legislação prevê multa e perda de pontos na carteira para o transporte inadequado de animais. Confira aqui algumas dicas de como transportar o seu pet da melhor forma possível.

Grades e caixas de transporte

Caixas de transporte são uma opção bastante versátil e prática, em especial quando se trata de viagens longas. No caso dos gatos, é a melhor opção, uma vez que eles são mais ariscos e arredios que os cães e se movimentam mais rápido, o que pode ser particularmente perigoso dentro de um veículo em movimento. Também pode ser uma opção pouco viável para cães de grande porte; nesse caso, grades de proteção (que isolam uma determinada área do veículo para o animal) são indicadas. É importante que as caixas sejam resistentes, com boa ventilação e sejam adequadas ao tamanho do animal, e no caso das grades, o ideal seja que outros acessórios de segurança sejam empregados em conjunto.

Cintos de segurança

Indicados para cães, os mantém presos ao banco traseiro em segurança. Há vários modelos, como adaptadores de coleira ou peças completas. É importante que seja utilizada uma coleira do tipo peitoral, e não prender o animal pelo pescoço, pois em caso de freada brusca há um risco sério de estrangulamento. Da mesma forma, não se deve utilizar cordas, arames ou outros materiais inadequados para prender o cão.

Assentos e cadeiras

Indicados especialmente para animais de pequeno porte, essas cadeiras podem ser montadas no banco traseiro e utilizadas em conjunto com a coleira peitoral. Elas tem a vantagem de serem confortáveis e não aprisionarem completamente o animal em um pequeno espaço, mas podem não ser uma boa pedida caso ele seja agitado demais.

Além disso, é sempre importante que um veterinário seja consultado antes de viagens mais longas. Lembre-se que animais nunca podem ser transportados no banco da frente, e que é necessário manter o veículo arejado e evitar movimentos bruscos. Dessa forma, a segurança e o bem-estar do pet e da família estarão garantidos.

2019-06-18T16:33:08-03:0018 de outubro de 2017|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?