Dez dicas para motociclistas iniciantes

 

Algumas atitudes no trânsito são essenciais para deixar mais fácil a experiência dos motociclistas que ainda não tem muita prática e proporcionar conforto e segurança nas pistas. Confira!

1 – Posição do guidão

Pressione levemente o tanque com os joelhos e segure o guidão com firmeza, sem assumir uma postura de pilotagem excessivamente rígida. Deixe que o seu corpo acompanhe os movimentos da moto.

2 – Equipamentos de segurança

O uso do capacete é obrigatório. Botas de cano alto sem solas exageradamente grossas são aconselháveis para “sentir” melhor os comandos de câmbio e freio traseiro. O mesmo vale para luvas, que devem ser finas para não anularem a necessária sensibilidade nas mãos.

3 – Cuidados com os pneus

Pneus com qualidade inferior ou desgastados afetam a dirigibilidade. Dê preferência ao equipamento padrão com o qual a moto sai da fábrica e não altere as medidas recomendadas.

Outro cuidado importante é respeitar a recomendação estabelecida pelo fabricante para a pressão desse acessório. Uma pressão abaixo da especificada pelo fabricante deixa as respostas da motocicleta mais lentas, aumenta o consumo de combustível e pode provocar danos às carcaças dos pneus, o que compromete a segurança do motociclista.

A medida correta deve ser obtida com os pneus frios, já que o atrito com a pavimentação altera a medição.

4 – A maneira correta de estacionar

Jamais estacione em uma via íngreme com a roda dianteira embicada no meio-fio, na hora que você precisar sair será necessário muita força para empurrar a moto. Uma dica importante ao estacionar nesses locais é deixar a primeira marcha engatada, o que funcionará como um freio de estacionamento.

Outra dica é prestar atenção na inclinação da via e estacionar de forma que o cavalete lateral consiga deixar a moto em um ângulo estável. Ela não deve ficar muito em pé, para evitar que alguém a derrube ao esbarrar, e nem inclinada de uma forma exagerada, que dificulte colocá-la em posição de partida.

5 – Cuidado com as travas e cavaletes

É mais comum do que se imagina esquecer de recolher o cavalete lateral ou deixar de retirar travas antifurto ao sair de um estacionamento. No entanto, não realizar esses procedimentos pode causar danos físicos à motocicleta como riscos e peças amassadas.

6 – Sinalize

Usar pisca-pisca é fundamental para a segurança do motociclista e dos usuários da via, sejam eles condutores de veículos ou pedestres. Sempre que realizar uma mudança de faixa em avenidas ou fazer uma conversão, essa sinalização deve ser utilizada.

7 – Trajes adequados

Prefira o uso de roupas com cores chamativas, jaquetas escuras ou faixas de material reflexivo, que vão te deixar visível quando o farol de outro veículo apontar para você.

8 – Posição na pista

Seja prudente e busque ficar sempre visível na pista. Para isso, o ideal é andar atrás dos automóveis e evitar os que utilizam películas escuras nos vidros. Além disso, tente ficar em uma posição em que você enxergue nos espelhos retrovisores os olhos do motorista.

Em estradas ou vias expressas, mantenha uma distância de pelo menos dois ou três “carros” do veículo à frente (12 a 15 metros).

9 – Observe o ponto cego

Os motoristas de automóveis possuem um ponto cego. Geralmente, quando os motociclistas entram nesse espaço, ocorrem acidentes. Por isso, sempre que for realizar alguma manobra fora da área de visão do condutor, buzine para indicar a sua presença.

10 – Fique atento ao chão

Manchas escuras no asfalto são sinais de derramamento de gasolina, óleo ou água e deixam a pista mais escorregadia. Desvie sempre que possível e evite possíveis acidentes!

2015-05-06T10:14:00-03:006 de maio de 2015|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?