Dicas para contratar funcionários no seu posto de combustível

Um dos grandes desafios de gestores de postos de combustível é contratar funcionários comprometidos com os clientes e serviços prestados no seu estabelecimento. Por isso, algumas dicas são essenciais para realizar a escolha correta e evitar frustrações. Confira!

Deixe claros os requisitos da vaga

É preciso definir com precisão quais são as competências e habilidades que um frentista, representante comercial ou responsável administrativo do seu estabelecimento precisa ter.

Você prefere que ele já tenha uma experiência prévia em postos ou tem como objetivo realizar um treinamento “do zero”?

Com os requisitos definidos, fica mais fácil formular as perguntas e saber se o candidato se enquadra na vaga. Esse procedimento simples pode evitar frustrações posteriores, tanto para o proprietário, como para o colaborador.

Funções definidas

As atividades que o funcionário irá desempenhar no dia a dia devem ficar claras durante a entrevista. O proprietário também pode expor quais são as suas expectativas em relação ao candidato.

Conheça as expectativas do entrevistado

É importante perguntar o que significa para a pessoa trabalhar em um posto de combustível. No caso de um frentista, o que ele espera do dia a dia com os clientes e quais são suas expectativas salariais.

As respostas dessas perguntas proporcionam a possibilidade de escolher um candidato que tenha perspectivas semelhantes às necessidades do estabelecimento. Pode parecer óbvio, mas vale alertar: ouça com atenção o entrevistado e não hesite em questioná-lo caso esteja com dúvidas em algum ponto.

Evite perguntas muito abertas

As perguntas em uma entrevista de emprego devem sempre buscar um objetivo, que é o de selecionar um candidato que tenha o perfil o mais próximo do que você precisa. Por isso, evite perguntas que sejam muito abertas e fáceis de fazer o entrevistado se perder, como “quais são suas principais qualidades?” ou “quais pontos você acha que pode melhorar?”.

Da mesma forma, evite também perguntas que possam ter como resposta simplesmente um “sim” ou um “não”.

Saiba os objetivos do entrevistado

Você também deve saber quais são os objetivos de médio e longo prazo do candidato e avaliar se eles estão alinhados com o seu projeto. Um entrevistado que esteja buscando uma vaga de frentista, mas que está no final de uma faculdade de administração, por exemplo, pode ser uma ótima escolha se você busca um gerente a longo prazo.

Uma forma boa de saber quais são os objetivos do candidato é perguntar onde ele pretende estar em sua carreira profissional dali 5 ou 10 anos.

Quer compartilhar outros processos importantes na contratação de funcionários em postos de combustível? Deixe seu comentário!

 

2015-07-06T17:50:05-03:006 de julho de 2015|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?