Direção: dicas de segurança para grávidas

Desde que não esteja em posição incômoda, as gestantes podem dirigir sem nenhum problema. No entanto, durante a gravidez são necessários alguns cuidados como: uso adequado do cinto de segurança, espaçamento da poltrona e respeitar a velocidade máxima permitida. Tudo isso para que as futuras mamães conduzam o veículo com segurança e conforto.
 

Confira alguns cuidados especiais!

 

Cinto de segurança

Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, o cinto de segurança deve ser utilizado para evitar choques com o volante em caso de freadas, independente do tamanho da barriga e isso não afeta o bebê. O modelo na forma de três pontos é o mais indicado, a faixa diagonal deve passar no meio do ombro, depois entre os seios e ficar na lateral do abdômen. Já a faixa horizontal precisa ser encaixada abaixo da barriga.

Lembre-se: independentemente da distância que você vai percorrer, use sempre o cinto de segurança.

 

Ajuste do banco

A poltrona deve ficar afastada aproximadamente 15 cm do volante para que a gestante possa esticar as pernas e evitar choques com a barriga. O ajuste deve permitir acesso cômodo aos pedais e uma direção segura e eficiente.

 

Velocidade

A velocidade deve ser reduzida, no máximo 60 km/h para evitar freadas bruscas e colisões. Além disso, é aconselhável que as gestantes não dirijam em condições meteorológicas desfavoráveis e horários de pico no trânsito.

 

Tempo ao volante

O tempo máximo permitido são duas horas diárias ao volante. Respeitar essa regra é importante para evitar estresse, inchaço das pernas, hipoglicemia e dificuldade de retorno venoso – quantidade de sangue que chega ao coração por minuto.

 

Airbag

Os veículos com sistema de airbag são os mais seguros para conduzir durante a gravidez. Em caso de impactos, esse acessório de segurança ajuda a diminuir a gravidade das lesões e protege a coluna.

 

Fique atenta: qualquer sinal de enjoo, tontura ou dores no abdômen, pare o veículo em um local seguro e descanse.
 

Curtiu as dicas? Fique atento ao nosso blog e esteja sempre bem informado!

2014-09-10T11:30:00-03:0010 de setembro de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?