Direção: soluções para aliviar o calor no trânsito

Durante o verão, a sensação térmica dentro do veículo pode ser até 5°C mais quente do que a temperatura externa, devido ao motor aquecido e o ambiente fechado. A combinação do trânsito com o calor, além de gerar estresse, pode causar problemas como desidratação, sonolência, tontura, fadiga, desmaios e fazer com que o motorista perca a concentração e o raciocínio rápido, fatores responsáveis por possíveis acidentes. Veja como se proteger!

Evite alguns horários

Evite dirigir entre às 10h e 16h, quando a exposição aos raios ultravioletas é maior e, nos horários de pico – em que o trânsito intenso obriga o motorista a permanecer o dobro de tempo no calor do veículo.

Cuidado com olhos

Em entrevista a Revista Auto Esporte, o diretor do departamento de medicina da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues, informou que quando os olhos são expostos aos raios solares, lesões oculares são muito comuns. “É recomendada sempre a proteção com os óculos escuros”, afirma o especialista.

Hidratação

Beber bastante líquido é recomendado em qualquer situação, no trânsito essa necessidade é duplicada. De acordo com Dirceu Rodrigues, se hidratar é essencial para repor o potássio e sódio no corpo. Em uma bolsa térmica, carregue sempre alguma fruta, isotônicos e uma garrafa de água.

Uso do filtro solar

Lesões oculares e desidratação não são os únicos perigos. A pele pode ser afetada com queimaduras de primeiro grau, quando expostas ao calor excessivo do trânsito. Por isso, é recomendado o uso diário do filtro solar.

Roupas

Ao sair de casa, se a temperatura estiver muito alta, opte por roupas leves: bermuda, regatas e vestidos, de preferência em cores claras, para que absorvam menos calor. Se possível, evite o uso de terno e gravata enquanto estiver dirigindo.

Estacionamento

Estacionar o carro debaixo do sol, mesmo que seja durante pouco tempo, aumenta a temperatura interna do veículo. O ideal é procurar parar o automóvel em locais com sombra ou abrir as portas e deixar o vapor quente sair antes de entrar no automóvel.

Muitas pessoas não fazem ideia, mas o ar quente contém gases prejudiciais à saúde e essas substâncias emanam de tudo que tem no interior do carro. 

Deixe o trânsito mais seguro: cuide da sua saúde!

2015-03-04T15:51:14-03:004 de março de 2015|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?