Gentileza no trânsito: pratique!

No dia a dia, muitas pessoas prezam pelas boas maneiras e são gentis com conhecidos e desconhecidos. Porém, quando estão atrás do volante, muitas se transformam e esquecem a cordialidade com o próximo. Aliás, não lembram de que pequenos gestos tornam o convívio harmonioso e deixam o trânsito seguro.

Para comemorar o Dia Mundial da Gentileza e melhorar a convivência entre motoristas, listamos algumas atitudes que devem fazer parte do cotidiano de quem dirige.

Prepare-se para dirigir

Antes de sair de casa, verifique os espelhos, o banco e não se esqueça do cinto de segurança. Colocar o item com o veículo em movimento gera de 3 a 4 segundos de desatenção, o que pode causar um acidente.

Lixo no lixo

Tenha sempre um saquinho para o lixo no carro. Ao jogar objetos na rua, você contribui para sujar as vias e calçadas, entope bueiros e ainda polui o ambiente. Além disso, o ato é infração média e pode render multa.

Antecipe-se ao trânsito

A atenção deve ser redobrada na direção e você não deve observar apenas o que está logo à sua frente. É importante ter em mente que sempre acontecem imprevistos: obras, buracos, acidentes ou pessoas na pista. Por isso, se visualizar algo que atrapalhe a fluidez do trânsito, ligue a seta e mude de faixa. A atitude poupa o seu tempo, o dos outros e previne acidentes.

Dirija sem pressa

Algumas imprudências são cometidas no trânsito e, muitas vezes, a grande culpada é a pressa. Por isso, tente planejar o trajeto que irá fazer, verifique o tempo que terá ao percorrer o caminho e saia de casa com antecedência para o seu compromisso. Com calma, chegará ao destino com tranqüilidade, sem cometer infrações e evitará acidentes.

Foco na direção

Concentre-se ao dirigir: se precisar ligar para alguém, ler o jornal, se maquiar, pare o carro ou faça isso depois. Essas atitudes não combinam com direção, elas ajudam a tornar o trânsito lento e caótico e ainda podem provocar acidentes.

Respeite os limites do próximo

Nem sempre o motorista que atravessou o seu caminho é mal-educado, ele pode não ter muita habilidade ao volante. Por isso, tente ser compreensivo e dirija sempre com atenção. Agora, se é você que não tem muito talento na direção, mantenha-se sempre à direita, mesmo estando no limite de velocidade da via.

Não banque o esperto

Em rodovias, não ande pelo acostamento ou ultrapasse os automóveis parados. Seja paciente, aguarde a sua vez de seguir em frente. Se você errou o caminho na estrada, espere que lhe deem a passagem. Já em mercados, shoppings ou ruas, a preferência é sempre de quem esperava pela vaga. Procure outro lugar para estacionar e evite confusão.

Estacione em local permitido

Nas ruas e estacionamentos, existem vagas especiais para idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes. Respeite o local: a vaga não é sua, mesmo que estacione por alguns minutos.

Fluidez no trânsito

Se você está tranquilo, não atrapalhe o trânsito e nem diminua a velocidade das faixas. Mantenha o automóvel na pista da direita. Se precisar pegar o filho na escola, não estacione em fila dupla. Se você errou a entrada, faça o retorno corretamente e não dê ré no meio da rua.

Cuide bem da sua saúde

Procure dirigir em ótimas condições de saúde. Algumas atitudes ajudam nessa tarefa: vá ao banheiro antes, não tome remédios (se tomar, não dirija) nem coma nada que provoque sonolência, não fume ao volante e não dirija com sono- fator comum para a ocorrência de acidentes.

 

Anotou as dicas de gentilezas? Agora, é hora de colocar em prática e tornar o trânsito mais seguro para todos. A Ruff faz sua parte e participa anualmente da campanha de educação no trânsito, Motorista Legal.

Siga o roteiro do bem: seja gentil no trânsito! 

2014-11-12T10:18:00-02:0012 de novembro de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?