Governo incentiva produção de biodiesel

No último dia 21 de novembro, a Receita Federal divulgou no Diário Oficial da União a instrução normativa nº 1.514, que suspende a incidência da Contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na aquisição de matérias-primas destinadas à produção de biodiesel.

O objetivo do governo é estimular o setor, que utiliza fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais para produzir o combustível.

Pela instrução, as contribuições fiscais são canceladas sobre as receitas oriundas das vendas de produtos in natura – ou seja, em seu estado natural – de origem vegetal, efetuadas por pessoa jurídica que exerça atividade agropecuária, cooperativa de produção agropecuária ou pessoa jurídica cerealista.

De acordo com a publicação, entende-se por atividade agropecuária a produção e o comércio da produção agropecuária pelas cooperativas, assim como os benefícios da produção.

Na instrução normativa, o cerealista é a pessoa jurídica responsável por limpar, padronizar, armazenar e comercializar matérias-primas de origem vegetal para a produção do combustível biodegradável.

Entre as espécies oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel estão mamona, canola, dendê, girassol, amendoim, soja e algodão. O sebo bovino e a gordura suína fazem parte dos materiais de origem animal que também podem ser usados na fabricação. 

2014-12-04T10:51:00-02:004 de dezembro de 2014|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?