Hora de trocar pneus: siga as dicas!

(Foto: Thinkstock)

Os pneus são peças importantes de um carro. O estado de conservação desses itens faz toda a diferença na segurança do motorista. Por isso, resolvemos dar algumas dicas sobre o momento ideal para trocar os pneus do veículo.

Fique atento:

Validade

Os pneus têm prazo de validade e eles possuem apenas 5 anos de vida. Por exemplo, se você possui um pneu que serve de estepe, nunca usou, mas ele já passou desse prazo, é melhor descartar. Para saber a idade, procure neles a sigla DOT (Department of Transportation). Nela, existe uma sequência de números, preste atenção nos quatro últimos. Os dois primeiros representam a semana e os dois últimos o ano em que foi fabricado.

Desgaste

Já existem indicadores de desgaste nos pneus e eles têm nome: o TWI (Tread Wear Indicator). Procure no pneu a sigla ou um triângulo e veja uma “barra transversal” entre os sulcos. Se o pneu estiver desgastado na altura do TWI, hora de trocar.

Profundidade

É importante verificar sempre a aparência dos pneus. Um dos indícios de que é necessário trocá-los é a profundidade dos sulcos. Se estiver abaixo de 1,6 milímetros, é melhor descartar os itens. Para medir, coloque uma moeda de 1 real nos sulcos: repare se a parte dourada fica coberta. Se for positivo, existe pouca profundidade. Alerta vermelho: hora de aposentar os pneus!

Bolhas e Cia

Preste atenção em sinais como bolhas, saliências, riscos ou cortes: também são indicativos de que é preciso substituir. Dica: cheque a cada 15 dias se está tudo em ordem com a aparência dos itens.

Volante

Outra dica importante para saber se é hora de trocar os pneus: enquanto dirige, verifique se o volante vibra, mesmo em pista lisa. Se sim, melhor trocar, pois existe algo errado com eles.

Anotou as dicas? Siga e garanta sempre a sua segurança!

2012-12-19T15:14:00-02:0019 de dezembro de 2012|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?