Impostos: conheça os vilões ao comprar um carro 0km

Você sabe quanto paga de imposto quando compra um carro 0km? Todo mundo já percebeu isso, adquirir um automóvel no Brasil é muito caro. Pensando no seu bolso, vamos mostrar quais são as principais taxas que você paga e o quanto o seu carro poderia ter custado mais barato sem elas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBTP), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o maior vilão, pois incide sobre o valor de custo do carro. Em São Paulo, que tem a maior frota de automóveis, a alíquota é de 12%. Além disso, o imposto é estadual e arrecadatório, ou seja, não tem destino específico a não ser os cofres dos Estados.

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que todo mundo ouve falar na TV e acredita que seja bastante significativo, tem alíquota de apenas 2% sobre veículos com motor flex até 1.0 e 8% para motor flex de 1.001 cm³ até 2.000 cm³. A tabela do IPI vale para carros fabricados no Brasil ou cujas marcas sejam beneficiadas pelo Inovar-Auto.

Já nos carros importados de países que não tem acordos comerciais, são adicionados mais 30 pontos porcentuais e a alíquota é de 32% e 38%, respectivamente. Como o ICMS, o IPI também é um imposto que não tem destinação específica.

A “mordida” da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) é de 7,6%. Ele é responsável por pagar benefícios como aposentadorias e seguro-desemprego. Calcule também o imposto do Programa de Integração Social (PIS), que é de 1,65% sobre o preço de custo do carro, e é usado para pagar abonos salariais a profissionais que ganham salário mínimo.

No final das contas, você paga 33,81% do preço final de um carro 1.0 em impostos. No caso dos carros com propulsor maior, esse número chega a 38,7%.

Lembrando que além dessas taxas, o consumidor paga ainda IPVA, taxa de licenciamento e o DPVAT, que são referentes à manutenção do carro.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), também é estadual e não há lei que defina que sua arrecadação vá para a conservação de estradas ou outros serviços relacionados. Cada Estado define uma alíquota, sendo que a maior é a de São Paulo, onde os proprietários pagam 4% do valor de venda do veículo anualmente. Em outros estados, a alíquota fica entre 1% e 3%.

Já o licenciamento é uma taxa para a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Ou seja, você paga para renovar o documento do seu carro. A taxa é federal, controlada pelo Detran, com valor fixo e reajustado anualmente. Em 2013, seu valor é de R$ 65,66.

Danos Pessoais causados por Veículos Automotores, o DPVAT, é um seguro obrigatório. Sua arrecadação paga indenizações a pessoas envolvidas em acidentes causados por veículos. No caso dos carros, custa R$ 101,16 e para motos sai por R$ 292,01.

 

2013-10-16T12:13:00-03:0016 de outubro de 2013|Veículos|
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