Inventário mostra redução de poluentes no ar

 

O Ministério do Meio Ambiente divulgou, no início de junho, o 2º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores. O relatório é um estudo realizado com o auxílio de empresas parceiras como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que apresenta dados completos do total de poluentes emitidos no país pelo transporte rodoviário (automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas).

O estudo constatou uma redução da emissão de poluentes por veículos automotores nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento da frota de veículos entre os anos de 2002 e 2012, que saltou de 38,4 milhões para 48,7 milhões. A redução na emissão de monóxido de carbono (CO) na atmosfera foi de 16%,12% na emissão de fumaça, poeira e outras partículas e 7% no metano (CH4).

Os dados técnicos do inventário subsidiam as decisões tomadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e facilitam o cumprimento das ações do Programa Nacional de Qualidade do Ar, que visa a redução de emissões poluentes geradas pelo setor de transportes, redução de emissões da indústria e do setor de serviços (produção mais limpa), padrões de qualidade do ar, eliminar os gases causadores do efeito estufa por meio de fontes de combustíveis limpas e conscientização da população.

O crescente aumento das concentrações de substâncias contaminantes no ar, no solo e nos vegetais causa danos à saúde, prejudica a produção agrícola e causa desequilíbrios nos ecossistemas. Esses problemas podem ser revertidos com os programas de políticas ambientais.

Saiba mais!

 

2014-07-02T14:34:00-03:002 de julho de 2014|Veículos|
Precisa de ajuda?