Mitos sobre carros: tire suas dúvidas

 

Ao longo dos anos, alguns conceitos sobre uso e conservação dos automóveis foram tidos como verdadeiros e perpetuados de geração para geração. Mas alguns destes costumes não são verdadeiros e podem até levar ao desgaste precoce de peças e componentes do carro.

Vamos listas alguns mitos sobre os carros e o motivo do hábito não ser saudável para o automóvel. Confira:

 

MITO: tanque na reserva é prejudicial

Você já deve ter ouvido falar que andar com o tanque na reserva pode ser prejudicial ao motor, pois a sujeira do combustível será aspirada e injetada no motor, além de a bomba de combustível poder aquecer por não estar totalmente imersa no líquido. Mas tudo isso é balela e não faz sentido. Primeiro, a aspiração do combustível acontece no fundo do tanque e a sujeira sempre é injetada no motor. Segundo, não é a imersão da bomba que faz ela esfriar e sim a passagem interna do combustível por ela!

O que é errado em andar com o tanque na reserva é que pode acontecer de o combustível acabar e o carro sofrer uma pane secar antes de você chegar até um posto a tempo.

 

MITO: aquecer o motor antes da partida

Isso só vale para carros antigos que eram abastecidos a álcool e o funcionamento do motor era comprometido pelas folgas entre as peças antes de atingirem altas temperaturas. Atualmente isso não existe mais! Os carros produzidos depois dos anos 2000 já possuem um sistema de gerenciamento eletrônico que irá possibilitar o mesmo desempenho quando estão aquecidos ou frios.

 

MITO: motor flex vicia em um tipo de combustível

Quanto a isso vocês podem ficar tranquilos, os carros flex possuem um sensor inteligente responsável por informar ao módulo de injeção de combustível a quantidade ideal de oxigênio para o tipo de combustível que será injetado. Por isso, você pode utilizar por um longo período de tempo tanto o etanol como a gasolina que seu carro ficará responsável por corrigir a mistura toda vez que for necessário.

O que pode acontecer é o desgaste e danos de alguns componentes devido a combustíveis adulterados. Abastecer por um longo período com etanol de má qualidade vai entupir os bicos injetores, as roscas de velas, a boia; a bomba e o filtro de combustível. Já a gasolina adulterada irá danificar retentores e anéis vedadores, bomba de combustível, velas e boia de tanque. Por isso, sempre abasteça em um posto de confiança!

 

MITO: descer na banguela

Muita gente acredita que realizar descidas com o carro na banguela (ou seja, em ponto morto) traz economia de combustível. Antigamente até funcionava, pois o carburador tinha a função de alimentar o motor e deixar o carro em ponto morto em uma descida fazia o motor trabalhar em marcha lenta. Mas atualmente isso pode ser muito prejudicial, pois depois dos anos 2000 os carros passaram a ser fabricados com injeção eletrônica, e realizar a descida em ponto morto irá fazer o sistema irá identificar que não precisa mais injetar combustível e interromperá o fluxo. A prática também acaba por desgastar os freios mais rapidamente, já que no ponto morto você precisará acionar o freio muito mais vezes do que se estivesse utilizando o frio motor.

 

Antes de cai em alguns dos mitos sobre carros procure se informar antes se a prática não será prejudicial ao seu carro e se os argumentos têm cabimento. Desta forma, você terá seu carango funcionando muito bem por muito mais tempo!

2019-06-19T16:39:25-03:0028 de dezembro de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?