O uso de EPIs no posto de combustível

A NR 20 é uma norma que regulamenta as condições de segurança e saúde de funcionários que atuam em serviços de extração, fabricação, armazenamento, transferência, manejo e manipulação de inflamáveis e combustíveis líquidos. 

Entre várias regras que devem ser respeitadas, a NR 20 torna obrigatório o uso de alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para proteger o trabalhador de riscos. Confira quais são indispensáveis no posto de combustível de acordo com as funções desempenhadas:

Frentistas

Os responsáveis por abastecer os veículos dos clientes devem utilizar uniforme fornecido pela empresa e calçados adequados.

Para limpar superfícies contaminadas com combustível que contenha benzeno (um dos componentes da gasolina que contêm substância cancerígena que pode agir sobre o sistema nervoso central, causar leucopenia, irritação gástrica, vômitos e náuseas), o frentista deve utilizar luvas impermeáveis e toalha de papel.

Abastecimento de tanques

Nesse caso, o trabalhador que descarrega o combustível dos caminhões transportadores para o tanque de armazenamento do posto de combustível corre um grande risco de se contaminar com o benzeno. Por isso, precisam utilizar proteção respiratória de face inteira com filtros recomendados por norma e equipamentos para proteger a pele

Limpeza do posto

Os colaboradores que têm como função a limpeza de válvulas, bombas, compartimentos de contenção de vazamentos, caixas de passagem e canaletas necessitam de máscaras respiratórias, luvas impermeáveis e sapatos adequados

Lubrificação

Nessa função, o funcionário responsável pela troca de óleo e filtros do motor do veículo precisa utilizar luvas ou cremes de proteção para evitar o contato do óleo com a pele.

 

Fique atento! Se o seu posto de combustível tiver irregularidades durante uma fiscalização pode ser multado ou até mesmo ter suas atividades interrompidas.

 

2019-06-19T15:56:09-03:006 de março de 2017|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?