O vidro traseiro pode estourar sozinho? Tire sua dúvida!

Os vidros têm a função de isolar os componentes internos contra a poeira, chuva e vento, proteger contra furtos, além de permitir a visibilidade externa. Por serem sinônimo de segurança, muitos motoristas ficam na dúvida quando surge a seguinte pergunta: mito ou verdade – o vidro traseiro pode estourar sozinho? Confira a resposta:

Verdade! Apesar de não ocorrer com frequência, o vidro traseiro – chamado também de vidro térmico – pode estourar inesperadamente. Por se tratar de um vidro temperado, seu processo construtivo gera altas tensões internas e se parte em pedacinhos quando quebra.

Você deve estar se perguntando: desde quando vidro temperado quebra? O estouro pode ocorrer por dois motivos. Primeiro por uma combinação de fatores: choque térmico (diferença muito busca de temperatura, como por exemplo, sol escaldante e chuva de granizo) e um problema construtivo do vidro, que não se enquadra nas especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O segundo motivo ocorre quando ele é montado sob pressão da carroceria ou da tampa traseira. Neste caso, basta uma torção de carroceria, ou uma batida de porta mais forte para a quebra acontecer.

 

Andar com o para-brisa danificado gera multa

Se o seu para-brisa traseiro quebrar, efetue a troca o mais rápido possível. Trafegar com esse componente rachado, quebrado ou em condições que dificultem a visão do condutor é considerado uma infração grave, com multa no valor de R$ 127,69, e retenção do veículo até que o reparo ou a substituição do vidro seja realizada.
 

Em casos de apenas rachaduras superficiais, a troca não será necessária, somente um reparo que irá corrigir a parte danificada. Assim que a rachadura for detectada é recomendado procurar uma oficina de sua confiança para fazer o conserto. E fique esperto, quanto mais tempo demorar para solucionar o problema, maior ficará o tamanho da rachadura devido às trepidações do carro durante sua locomoção.

 

Fique atento!

2016-10-20T14:40:00-02:0020 de outubro de 2016|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?