Os 7 melhores museus de automóveis

Ao redor do mundo, existem diversos museus de automóveis com acervos capazes de deixar qualquer apaixonado por carro babando. Além de reunirem modelos raros, alguns se destacam por recontarem a história das maiores fabricantes do mundo. E é por isso que nós reunimos os car lovers da Ruff e listamos os melhores museus do mundo. 

1.  BMW Museum – Munique (Alemanha)

 

Um dos museus de automóveis mais emblemáticos do mundo fica em Munique, capital do estado da Baviera. O BMW Museum revive toda a história da marca, exibindo carros, motos, motores, turbinas e até aviões. Além do acervo impressionante, o design do museu também chama a atenção por causa de suas formas futurísticas.

O BMW Museum foi inaugurado em 1979 e renovado pela última vez em 2008. Ele fica ao lado do BMW Welt, onde estão expostos os modelos atuais da empresa, e ao lado da Fábrica da BWM, onde é possível fazer uma visita guiada para conhecer toda a linha de produção. Sensacional, não é?

2. Porsche Museum – Sttutgart (Alemanha)

A Porsche é uma marca originalmente austríaca, mas hoje tem sua sede na cidade alemã de Sttutgart. É lá também que fica o museu da fábrica de esportivos. Assim como os seus automóveis, o lugar é cheio de luxo e custou cerca de 100 milhões de euros para ser construído.

O Porsche Museum, inaugurado em 2009, tem 80 veículos em exibição. Eles ficam expostos em ordem cronológica para demonstrar a evolução da marca. Do carro mais antigo até o mais moderno, você percebe que a empresa soube manter sua identidade ao longos de todo esse tempo. Ah, o museu também tem uma loja com lembrancinhas e miniaturas dos modelos mais famosos da Porsche.

3. Mercedes-Benz Museum –  Stuttgart (Alemanha)

Stuttgart, e a Alemanha como um todo, é mesmo um paraíso para os apaixonados por carro. Além do museu da Porsche, a cidade é o endereço do museu da Mercedes-Benz. Ele fica em um prédio imponente e futurista de nove andares. No espaço, estão expostos 160 modelos da fabricante alemã, além de 1.500 peças, entre motores e acessórios.

O legal do Mercedes-Benz Museum é que ele conta toda a história da marca. Os visitantes têm a chance de conhecer os detalhes sobre o dia em que Carl Benz patenteou o primeiro automóvel do mundo. E quem ainda não sabe quando vai ter a chance de conhecer esse museu pessoalmente, pode clicar aqui e fazer um tour virtual pelo espaço.

4. Museo Enzo Ferrari – Modena (Itália)

Quando o assunto é museus de automóveis, não podemos nos esquecer dessa preciosidade italiana. O Museo Enzo Ferrari fica na cidade do fundador da empresa: Modena, perto de Bolonha. É por isso que, além da exibição de veículos e motores, o acervo do museu também reconta episódios da vida de Enzo.

O espaço reúne grandes modelos da marca e ainda proporciona algumas experiências interativas, como o simulador que faz você vivenciar uma corrida de Fórmula 1. Quem quiser ainda mais aventura, pode comprar um ingresso especial que dá direito a pilotar no Autódromo de Modena. Incrível, né?

5. Petersen Automotive Museum – Los Angeles (Estados Unidos)

Um dos maiores museus de automóveis do mundo fica em Los Angeles. O Petersen Automotive Musuem foi aberto em 1994, depois passou alguns anos fechado e reabriu em 2015 de cara nova. O prédio é gigantesco, tendo espaço suficiente para abrigar 25 galerias temáticas.

A coleção inclui desde veículos do final do século 19 até modelos atuais. Entre os destaques estão as Ferraris, Cadilacs e Mustangs. E como estamos falando de um museu localizado em Los Angeles, não poderiam faltar os clássicos do cinema hollywoodiano. Os carros utilizados nos filmes 007 e Batman, por exemplo, estão expostos lá.

6. Museu do Automóvel de Curitiba-PR – (Brasil)

O Brasil também conta com alguns museus de carros e um dos mais famosos é o Museu do Automóvel de Curitiba. Fundando em 1976, ele é uma das principais atrações turísticas da cidade. No total, o acervo conta com 150 veículos, os quais pertencem aos membros do Clube de Antiguidades Automotivas do Paraná.

Os carros estão divididos em quatro categorias: antique, vintage, milestones e classic. Algumas das maravilhas expostas incluem a McLaren 1974 pilotada por Emerson Fittipladi, um caminhão Ford 1919, um fusca conversível de 1952 e um triciclo Harley Davidson ano 1951. Então, se estiver passando por Curitiba, não deixe de parar por lá!

7. Museu Hollywood Dream Cars – Gramado-RS (Brasil)

Outro museu popular no Brasil é o Hollywood Dream Cars, localizado entre as cidades de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. O grande diferencial dessa coleção são os carros clássicos e luxuosos da década de 1950 que fizeram sucesso nas telas do cinema.

Lá, você vai ter a chance de ver aqueles Cadillacs rabo-de-peixe que marcaram época. O acervo ainda conta com o inesquecível Ford Victoria conversível, de 1956. Além disso, a exposição inclui algumas motos antigas. Todos os veículos são restaurados e impecáveis. 

Você conhece algum desses museus de automóveis ou tem alguma outra sugestão? Conte para gente nos comentários.

2019-06-17T17:56:49-03:0024 de outubro de 2018|Veículos|
Precisa de ajuda?