Pode ou não pode: mitos e verdades sobre as leis de trânsito

 

Para tirar a primeira Carteira de Habilitação (CNH), todos nós passamos por dois tipos de cursos: o teórico e o prático. Aprendemos sobre direção defensiva, conceitos mecânicos, ecologia e legislação. Porém, sempre fica aquela incerteza sobre o que é permitido ou não ao dirigir e quais medidas tomar. Mitos e verdades giram em torno do assunto: dirigir sem camisa, descalço ou com apenas uma mão no volante são algumas dúvidas recorrentes. Chega de papo e vamos entender!

Dirigir com apenas uma mão no volante é considerado como infração média, portanto não é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor estará sujeito à punição de quatro pontos na carteira, mais o pagamento de multa de R$ 85,13. É permitido guiar o volante com uma mão apenas para fazer sinais regulamentares, mudar a marcha ou acionar equipamentos e acessórios do veículo. O condutor que for flagrado dirigindo com o braço do lado de fora também estará cometendo infração média e estará sujeito às mesmas punições.

A legislação não prevê punição para quem dirigir com os pés descalços. Porém, não é permitido o uso de calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais do automóvel. Chinelos, tamancos e salto alto não são permitidos, pois prejudicam a perícia do condutor na hora de dirigir. É importante ressaltar que não basta apenas observar o que diz a lei, é preciso analisar se o sapato é confortável e seguro. Para esse caso, a infração também é média: multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.

A ausência da camiseta é permitida ao conduzir o veículo. Nada é mencionado ou citado pela legislação, portanto, é liberado. Mesmo sem camisa, o motorista deve usar o cinto de segurança. Para casos de gravidez, a direção é liberada, mas não recomendada para gestantes após o sétimo mês. Nesse período, a barriga atrapalha na colocação do cinto, as pernas e os pés ficam inchados e há risco de perda do bebê em eventuais colisões. 

Foto: Terra

2014-04-09T09:31:00-03:009 de abril de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?