Blog

Por que devo me preocupar com a qualidade do combustível?

A boa qualidade do combustível é importante tanto para o consumidor final quanto para o estabelecimento fornecedor. Um combustível de procedência confiável e de alto padrão tem um papel importante na manutenção do veículo. Além disso, é ele que vai definir a reputação dos postos e, consequentemente, os seus resultados financeiros.

Abastecer com combustível adulterado ou “batizado”, portanto, pode causar sérios danos ao veículo. Descubra quais são eles e como certificar-se de que o combustível que você compra é de qualidade.

O que é combustível adulterado?

O combustível adulterado é aquele que foge dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ele é vendido como uma coisa, mas na verdade é outro. Esse é o caso do etanol, que deveria ser comercializado apenas em sua versão hidratada. No entanto, há postos de combustíveis que vendem etanol misturado com água ou em sua versão anidro (etanol feito para ser adicionado à gasolina).

No caso da adulteração da gasolina, é comum encontrarmos o combustível com uma quantidade de etanol anidro acima do permitido pela lei (27%). O óleo diesel também é vítima de fraudes, podendo conter diversas impurezas em sua composição.

Prejuízos para o carro e para o bolso do consumidor

Abastecer com combustível de má qualidade é altamente prejudicial para o veículo. Além de comprometer o desempenho do motor, a vida útil do carro ou da moto diminui significativamente. O automóvel movido a gasolina ou etanol adulterado apresentará instantaneamente ou depois de algum tempo diversos problemas mecânicos.

Um dos primeiros sinais de que o veículo foi abastecido com combustível “batizado” é percebido na hora de dar a partida. Se ele começar a falhar com frequência, é bom mudar de posto de combustível para analisar se haverá alguma diferença. Outro sintoma está relacionado ao consumo do automóvel, que pode aumentar drasticamente.

A parte do veículo mais afetada pelo combustível adulterado é, sem dúvidas, o motor. Aos poucos, a sua potência vai diminuindo e as falhas no escapamento vão se tornando constantes. Isso inclui ainda sérios danos às velas, bombas e aos filtros.

Teste de Qualidade e de Volume

Os postos de combustíveis são obrigados por lei a realizar testes de qualidade quando solicitados pelo consumidor. Por essa razão, eles precisam dispor dos materiais necessários para realizar o teste e contar com profissionais treinados para executar o procedimento. Essa verificação é gratuita, simples e dura apenas alguns minutos.

Para saber se a quantidade de etanol anidro adiciona à gasolina está dentro do padrão de 27%, os funcionários dos postos realizam um teste de proveta. Dentro do tubo, eles misturam o combustível com uma solução de água e sal e apresentam o resultado. Já para demonstrar a qualidade do etanol, as bombas dos postos precisam conter um indicador de nível de segurança. Quando o volume do líquido estiver abaixo da linha vermelha, é sinal de que o etanol não é confiável.

É preciso tomar cuidado ainda com os postos que usam truques para enganar os consumidores em relação a quantidade abastecida. Você paga por mais e leva menos! Se desconfiar que está caindo em uma armadilha, você pode exigir um teste de vazão. Para isso, um representante do posto deve utilizar uma medida padrão de 20 litros (certificado pelo Inmetro). A diferença entre a quantidade marcada na bomba e entre o que foi adicionado no recipiente deve ser de, no máximo, 100 ml para mais ou para menos. 

Mas, e se o posto se recusar a fazer o teste de qualidade? Nesse caso, o indicado é denunciar o estabelecimento ao Procon e à ANP para que possam fiscalizá-lo. Postos que comercializam combustível adulterado podem ser interditados e multados. O valor da punição varia de 20 mil reais a 5 milhões de reais. 

Controle de Qualidade da Ruff

A Ruff sabe bem o porquê da qualidade do combustível ser tão importante tanto para os postos quanto para os consumidores finais. Desde o começo de nossa trajetória, nós investimos em tecnologia de ponta e na contratação de monitoramento de qualidade permanente. Todos os produtos distribuídos pela Ruff levam em consideração o melhor para o desempenho dos veículos, sempre respeitando a legislação.

Ficou curioso e quer saber quais ações Ruff tem desenvolvido nesse sentido? Bem, nossos produtos passam por um rigoroso controle de qualidade em laboratórios autorizados pela ANP e contamos com profissionais altamente qualificados capazes de utilizar as mais modernas ferramentas de trabalho. Além disso, a Ruff dispõe de um veículo de Controle de Qualidade equipado com laboratório para análise de combustíveis. Aos nossos clientes, oferecemos o apoio de um técnico habilitado e capacitado para treinar gerentes e frentistas de postos.

Você tem dúvidas sobre o padrão de qualidade dos combustíveis? Deixe a sua pergunta nos comentários! Não deixe de compartilhar esta matéria nos comentários.

 

 

Busque no blog: