Saiba como levar bagagem em motos

Viajar sobre duas rodas exige alguns cuidados. Carregar peso ou volume demais influência no equilíbrio da moto e dificulta a realização de curvas inclinadas. É importante conhecer os acessórios disponíveis no mercado para transportar a bagagem com segurança e evitar excessos.

Mochilas

Em viagens de curta duração, levar uma mochila pequena nas costas é uma ótima opção. Caso o passeio seja realizado em casal, o ideal é colocar uma mochila nas costas do parceiro que está sentado na garupa e outra no peito do piloto. Em ambas as situações, o peso e o volume devem ser pequenos.

Bagagem de banco

Amarrar a bagagem ao banco com elásticos ou redinhas é uma prática muito comum. No entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar na quantidade e afetar o desempenho da motocicleta. Essa é uma opção um pouco trabalhosa, a cada parada é necessário arriscar deixar os objetos na moto ou retirar tudo e instalar novamente depois.

Tipos de malas e baús

Atualmente, a maioria dos modelos de motocicletas oferece acessórios originais como malas laterais e os top cases (baús que são instalados na traseira). Grandes, médios ou pequenos, os baús trazem praticidade à vida dos motociclistas e proporcionam mais versatilidade para a moto.

As malas mais utilizadas são fabricadas em plástico rígido, um material que proporciona leveza e resistência. Outras são produzidas em materiais têxteis reforçados com resina ou alumínio.

A maioria das malas podem ser desencaixadas de modo rápido com o auxílio de uma chave. Algumas oferecem também bolsas internas de tecido, que evitam que as malas precisem ser retiradas da moto ao desembarcar no destino final.

Apesar de ser cada vez menos utilizada, a mala de tanque também é uma boa opção para transportar a bagagem.

Carga

A carga máxima permitida está no manual do produto ou em um adesivo interno da mala. Não respeitar a recomendação, pode implicar na oscilação do guidão durante o percurso, trincas na estrutura que suporta as malas e no subchassi – parte da moto que sustenta o banco.

Outro limite a ser considerado é o da velocidade, pois tanto o “top case” quanto o par de malas laterais tem influência direta na aerodinâmica e afetam a dirigibilidade.

Se puder, invista nos modelos de motocicletas que já venham de fábrica com malas ou disponibilizem acessórios originais. Isso proporciona a certeza de que os volumes, o sistema de fixação, o peso e a interferência aerodinâmica de tais acessórios passaram por um estudo antes da fabricação.

 

Siga as dicas e boa viagem!

2015-02-04T14:48:58-02:004 de fevereiro de 2015|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?