Saiba os benefícios dos produtos aditivados

Abastecer o carro não é uma tarefa tão fácil como parece. Muitas vezes a escolha errada do combustível compromete a “saúde” do veículo, reduz o aproveitamento do motor e também aumenta a quantidade de problemas mecânicos.

Para não ter dor de cabeça e prejuízo no bolso, é importante que você saiba qual tipo e as características do produto que coloca no automóvel.

Diferenças: combustível comum e aditivado

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a gasolina aditivada é a gasolina comum com um produto chamado “aditivo para combustível automotivo”. Ele possui a característica de detergente dispersante e sua função é manter limpo o sistema de alimentação do combustível do carro.

A gasolina aditivada reduz o entupimento desse sistema, geralmente causado pela formação de uma espécie de goma – um processo natural de oxidação do produto.  Outra vantagem da aditivada é a redução na emissão de gases poluentes. Uma curiosidade: as distribuidoras geralmente adicionam corante nesse tipo de gasolina para diferenciá-la da comum.

Para saber qual é o melhor tipo de gasolina para o seu carro, é importante consultar o manual do proprietário ou o serviço de atendimento ao cliente, principalmente se as informações não estiverem claras sobre o assunto.

Sobre a relação custo-benefício, isso depende da utilização do veículo. A gasolina aditivada é recomendada em situações como o “anda e para” dos grandes centros urbanos. Porém, não existem muitas vantagens em seu uso com velocidades de médias a altas, como as que o carro faz em viagens em rodovias.

Óleo Diesel Aditivado

No mercado de combustíveis, também existe o óleo diesel aditivado.  Esse tipo de produto oferece vários benefícios ao motor do veículo: ele mantém os injetores limpos, aumenta a estabilidade do combustível, proporciona excelente proteção contra corrosão, reduz a absorção da água, previne a formação de emulsões e também a formação de espuma.

Quer saber mais sobre os produtos aditivados? Acesse nosso site e fique por dentro. Na Ruff, você abastece o seu veículo com combustíveis de qualidade. Sempre! 

2013-10-09T11:12:00-03:009 de outubro de 2013|Mercado de Combustíveis, Veículos|
Precisa de ajuda?