Saiba quando trocar as palhetas do seu veículo

 
 

Um componente muito importante nos veículos, mas que muitas vezes não é revisado é o limpador de para-brisa. As palhetas, que são a parte de borracha, devem estar em bom estado e são consideradas itens de segurança pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Se o limpador de para-brisa não estiver em bom estado, pode haver redução da visibilidade e ampliar o risco de acidentes.

Os principais indicadores de que as palhetas precisam ser substituídas são: borracha com fissuras, borracha rasgada, empenamento da lâmina, trepidação, ruído, riscos e faixas no para-brisa.

Veja abaixo exemplos de danos causados quando as palhetas estão danificadas: 

 
 

Apesar de o equipamento apresentar esses sinais quando necessita ser trocado, o motorista não deve deixar a palheta chegar a este estado para adquirir uma nova.

Como aumentar a vida útil dos limpadores de para-brisa:

– Cuidar da água do para-brisa. O reservatório deve estar sempre abastecido e se possível com algum aditivo que facilite a limpeza dos vidros;

– Ao lavar o carro, passe um pano umedecido com água nas lâminas de borracha;

– Não use produtos químicos na lavagem, pois danificam a lâmina da borracha.

 

Mesmo com todas essas dicas é recomendado fazer a troca das palhetas uma vez por ano, principalmente se o veículo passar muitas horas exposto ao sol.

2015-11-18T10:00:00-02:0018 de novembro de 2015|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?