Blog

Segurança patrimonial de posto de gasolina: 5 dicas

Um importante aspecto que deve ser considerado desde a instalação do posto de combustíveis até o seu funcionamento é a segurança patrimonial, que engloba capacitação de equipe, infraestrutura, contratação de serviços especializados, monitoramento, entre outras questões.

Selecionamos 5 dicas que irão te auxiliar na gestão da segurança patrimonial do seu posto de combustíveis. Confira!

  1. Use câmeras de segurança.

Esse é um ponto primordial para o seu posto. A escolha de pontos estratégicos para a instalação de câmeras de segurança é uma maneira de realizar monitoramento e possui efeito inibidor por conta da sua presença.

Contudo, é preciso se manter atento à qualidade e manutenção do equipamento, para garantir que as imagens estejam sendo registradas e gravadas.

 

  1. Orientação da equipe

O treinamento da equipe é essencial para que as normas de segurança sejam seguidas, portanto, é imprescindível que os colaboradores estejam cientes e capacitados para seguir com as rotinas de segurança.

Regras como “o motociclista não deverá ser atendido se estiver com capacete” e “os pagamentos deverão ser realizados apenas no caixa” devem ser absorvidas no dia a dia do colaborador, que precisa ser avaliado de tempos em tempos.

 

  1. Plano de contingência

Em casos de emergências e situações irregulares, é necessário possuir um plano de contingência no qual constarão as medidas que devem ser tomadas como, por exemplo, o que acionar e como agir em situações específicas. Para isso, é importante promover treinamentos periódicos com a equipe toda.

 

  1. Contratação de serviços especializados

A contratação de um serviço de monitoramento de segurança é mais uma medida que auxilia na segurança patrimonial do seu posto e, dependendo da empresa contratada, pode até incluir serviços de vigilância.

É importante estar atento e certificar-se de que a empresa contratada é regulada pela Polícia Federal.

 

  1. Avisos de segurança

Outra questão importante é posicionar avisos e placas de procedimentos em locais estratégicos e que deixem claro que o estabelecimento é, de fato, vigiado.

Lembre-se de enfatizar que o posto é monitorado por câmeras, que não é permitido utilizar capacete durante a permanência no local, e para onde o cliente deverá se deslocar para efetuar o pagamento.

 

Seguindo essas dicas seu posto estará mais seguro e situações de risco serão evitadas com mais facilidade.

Busque no blog: