Seguro para carros antigos: existe um específico?

 

Sair com seu carro antigo ou clássico na rua gera muitas preocupações para você?  Fazer o transporte até um evento, mesmo que seja com guincho, te deixa com a pulga atrás da orelha? Está com dúvidas se existe um tipo de seguro para carros antigos?

Sim, existe este tipo de seguro, mas ele possui algumas especificidades que o diferenciam do seguro para carros novos. A seguir daremos algumas informações sobre como ele funciona.

 

Você realmente possui um clássico?

Existem algumas diferenças que o Denatran impõe entre os automóveis clássicos e os tradicionais, e saber as especificidades de cada um e em qual categoria seu carro se encaixa é essencial na hora de contratar o seguro.

Segundo o órgão, “os antigos, clássicos, de coleção ou de placa preta devem ter mais de 30 anos de fabricação, conservar características originais de fábrica e possuir certificado de originalidade”.

Para adquirir o certificado, é necessário que você seja cadastrado em um Clube de Autos Antigos ou alguma outra entidade credenciada pelo Denatran. Se seu automóvel não tem essas especificidades ele não se enquadra na categoria antigo ou clássico e você não conseguirá contratar um seguro diferenciado.

 

Particularidades do seguro para carros antigos

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que os seguros para carros clássicos ou antigos é um pouco diferente do mesmo serviço para carros novos. O automóvel precisa atender a todas as exigências do Denatran, como estar com todos os itens de segurança e condições de rodagem em dia.

Além disso, o uso do veículo não pode ser regular. Isso quer dizer que você precisa ter um segundo meio de locomoção para usar diariamente e o auto antigo deve ser colocado nas ruas esporadicamente (para idas a encontros ou passeios curtos de final de semana).

 

Saiba quais são suas necessidades

Antes de contratar o seguro para carros antigos você precisa ter anotada toda a sua rotina com o automóvel e quais são as suas expectativas contratando o seguro. Isso porque as seguradoras precisam dessas informações para colocar em uma balança as condições de uso e apresentar a você o serviço que mais se adequa as suas necessidades.

 

Qual o valor?

Normalmente o valor para seguro de auto antigo é bem mais em conta do que para carros normais. Isso acontece pelo motivo do automóvel não ser usado para o dia a dia e também pelo seguro cobrir apenas danos causados por terceiros. Também existe uma diferenciação no valor quanto à idade do condutor principal e do condutor secundário.

 

Ainda tem dúvidas sobre seguro de carros antigos? Deixe um comentário que nós respondemos!

 

2019-06-18T18:11:26-03:0017 de maio de 2017|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?