Selecionados Ruff: Chevrolet Impala

Criado em 1958, o Impala era um dos modelos mais completos da montadora Chevrolet. Preocupada em manter o sucesso da linha Chevrolet fabricada entre 1955 a 1957, a General Motors apresentava em 1956, no Motorama Car Show, o primeiro estudo do Impala, novo top de linha da montadora.

No entanto, o lançamento oficial do Impala só ocorreu em 1957, já como modelo 1958 – disponível nas versões conversível e hardtop (teto rígido, mas com jeito de conversível). O automóvel, assinado pela dupla Harley Earl/Bill Mitchell, possuía desempenho digno de um carro esportivo e comodidades não encontradas na concorrência, tudo pelo preço dos Chevrolets tradicionais.

O design do Impala era composto por dois pares de faróis, grade e para-choques que lembravam os Cadillacs de anos anteriores, o que deu ao carro o apelido de “baby Cadillac”.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Impala não foi um sucesso imediato. A economia passava por uma crise e os consumidores estavam controlando mais as finanças, priorizando a economia de combustível ao desempenho. Mas, em alguns anos, o veículo fez com que a Chevrolet recuperasse a liderança de vendas perdida para Ford durante quase 25 anos.

 

Modelos fabricados

 

1959 – Chevrolet Impala

Mais longo, baixo, largo, com um dos maiores “rabos de peixe” da época e lanternas traseiras em forma de “olhos de gato”, esse modelo chamava a atenção por onde passava.

 

1960 – Chevrolet Impala

A versão 1960 possuía alguns símbolos a menos do que na 1959 e motores com injeção de combustível.

 

1961 – Chevrolet Impala SS

O ano de nascimento do verdadeiro Muscle Car: o Chevrolet Impala SS seria a estreia do famoso motor V-8 de 409 polegadas cubicas – uma resposta da Chevrolet ante ao 390 lançado pela Ford que estava deixando-os para trás nas corridas.

 

1962 – Chevrolet Impala SS

Modelo menos aerodinâmico, alteração no comando de válvulas e cabeçotes, carburação quadrijet standard e a adoção de um par de carburadores Carter AFB quádruplos.

 

1963 – Chevrolet Impala SS

Performance ampliada, câmbio automático (Powerglide) para-choques e partes da carroceria em alumínio.

 

1964 – Chevrolet Impala SS

Em 1964, o Impala continuou sendo um modelo exclusivo e com acabamento diferenciado, porém passou a ser comercializado somente em duas opções: Sport coupe ou conversível. O SS era oferecido com a mesma motorização de 1963.

 

1965 – Chevrolet Impala SS

Totalmente redesenhado o modelo 1965 era menos “quadrado”. Este novo V-8 era acoplado a uma nova transmissão automática, a Turbo Hydra-matic 350.

 

1966 – Chevrolet Impala SS

As seis lanternas traseiras que eram a marca registrada do Impala, deram espaço para lanternas retangulares e a frente foi reestilizada.

 

1967 – Chevrolet Impala SS

Somente alguns opcionais foram incorporados, como freios com cilindros mestre duplos, coluna de direção com absorção de impacto, interruptor de ignição e iluminação por fibra Ótica.

 

1968 – Chevrolet Impala SS

Em 1968, o Impala SS voltou a ser comercializado, disponível nas versões conversível, sport coupe e custom coupe.

 

1969 – Chevrolet Impala SS

Em virtude das baixas vendas a Chevrolet eliminou todas as versões de SS menos a com motor 427.

 

E você, teve algum desses modelos?

2019-06-19T16:30:46-03:008 de fevereiro de 2017|Veículos|
Precisa de ajuda?