Selecionados Ruff: Chevrolet Onix – o carro mais vendido de 2018

O Chevrolet Onix foi, disparado, o carro mais vendido no Brasil em 2018. E não é de hoje que ele é líder de vendas. Desde 2015, o modelo vem fazendo bastante sucesso e superando os seus concorrentes. Além disso, ele é o automóvel com menor desvalorização no mercado.

Conheça outras curiosidades sobre esse fenômeno de vendas.

Nasce um líder de mercado

O grande líder de vendas no Brasil começou a ser produzido em 2012, tendo sido apresentado, no mesmo ano, na Sala de São Paulo. A novidade da Chevrolet chegou ao mercado para substituir outros dois compactos da fabricante: o Corsa e o Celta.

Os principais concorrentes do Onix são o Ford Ka, o Hyundai HB20, o Fiat Palio e o Volkswagen Gol. Muitos até duvidavam que o novo modelo da Chevrolet pudesse superar o Palio, mas não demorou muito para isso acontecer. Em 2015, o Onix já se destacava no mercado, deixando o clássico da Fiat para trás.

Diferenciais

Uma das grandes novidades na configuração do Chevrolet Onix foi apresentada em 2015: a sua central multimídia. Em 2016, ele ganhou um facelift, tecnologia OnStar e uma atualização do sistema MyLink. Já em 2017, a novidade foi a motorização mais econômica.

Atualmente, o Onix é vendido nas versões LT 1.0, LT 1.4, Advantage, LTZ 1.4 e Effect. O Chevrolet Onix Effect 2019 é o mais caro da linha e conta com motor 1.4L de 106 cv, além de ter rodas de alumínio escurecidas de 15″, aerofólio e teto preto.

Campeão de vendas em 2018

O Onix domina o mercado desde 2015, quando ele já disparava nas vendas, deixando os concorrentes para trás com bastante folga. Desde então, o compacto da Chevrolet tem se mantido como o carro mais vendido do Brasil e, a cada ano, os números só vem crescendo.

Em outubro de 2018, a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou uma lista confirmando a vantagem do Onix em relação aos concorrentes. Em segundo lugar, o modelo mais vendido no Brasil em 2018 foi o Hyundai HB20 e, em terceiro, o Ford Ka.

Sucesso que rompe fronteiras

E não é só no Brasil que o Chevrolet Onix é líder de vendas! Em 2016, ele foi o carro mais vendido na América Latina. Os dados são referentes a 18 países – incluindo Brasil, México e Argentina – e foram levantados pela Focus2move, uma empresa especializada em consultoria automobilística.

O sucesso no mercado latino-americano manteve-se em 2017 e em 2018. Neste último ano, o hatch da Chevrolet vendeu 132.314 unidades entre janeiro e julho. A pesquisa de 2018 considerou 41 países e também foi realizada pela Focus2move.

Depois do Onix, o carro mais vendido na América Latina em 2018 foi o Ford Ka. A terceira posição ficou com a Toyota Hilux e a quarta com o Nissan Versa, modelo bastante popular no México e na Colômbia. Em quinto lugar, ficou o Volkswagen Gol.

Por que o Onix vende tanto?

De acordo com Ernesto Ortiz, vice-presidente de Marketing e Vendas da GM para América do Sul, “o sucesso do Onix deve-se a vários fatores, como o design contemporâneo, a alta eficiência energética e o conteúdo tecnológico inovador.”

A central multimídia do Onix é, certamente, um de seus principais diferenciais, disponível desde a versão de entrada. Em sua versão LT já encontramos a central multimídia. Além disso, outro fator que impulsiona as vendas do Onix é o seu preço competitivo.

Testes de proteção

Apesar de ser um grande líder de vendas no Brasil, o Onix já recebeu duras críticas em relação aos seus itens de segurança. Em 2017, a Latin NCAP, empresa responsável por avaliar a segurança dos veículos comercializados na América Latina, deu nota zero ao Chevrolet Onix no quesito proteção lateral para adultos.

Em relação à proteção de crianças, o carro ganhou três de cinco estrelas. De acordo com nota divulgada pela Latin NCAP na época, o “Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão”. No entanto, foi justificado que no Brasil não há exigências para segurança nas laterais do carro.

Para se adequar aos padrões de segurança avaliados pela Latin NCAP, o Onix 2019 vem com barras de segurança de proteção lateral. A nova nota obtida foi três de cinco estrelas. Como o modelo não possui tração e nem controle de estabilidade, não foi possível atribuir a nota máxima a ele.

Qual é a sua opinião sobre o Chevrolet Onix? Conte para gente nos comentários!

2019-06-17T17:31:19-03:0019 de dezembro de 2018|Veículos|
Precisa de ajuda?