Blog

Selecionados Ruff: Volkswagen Passat

(Foto: Pinterest/automobilio.info)

 

Criado para ser uma versão mais popular do Audi 80, o Volkswagen Passat surgiu em 1973 e trouxe uma configuração única, que mudou a maneira como a marca produzia seus carros.

Até então, tudo o que a Volkswagen produzia era movido por motor boxer refrigerado a ar pendurado na traseira, enquanto o Passat possuía perfil fastback e quatro cilindros em linha com arrefecimento líquido debaixo do capô dianteiro. Além disso, o veículo também contava com suspensão dianteira independente, traseira com eixo de torção e motor de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote.

O Passat chegou ao Brasil em setembro de 1974 e, desde então, foram apresentadas diferentes versões do sedã:

 

TS – Touring Sport

Com quatro faróis redondos e reconhecido pelo ótimo desempenho do motor 1.6 e 80cv, esse modelo conseguia ir de 0 a 100km/h em apenas 14 segundos.

 

GTS Pointer

Para combater a concorrência, a Volkswagen lançou, em 1983, a versão esportiva GTS Pointer, que contava com rodas de liga-leve, suspensão recalibrada, acabamento diferenciado e motor com potência de 99 cv.

 

Santana e Quantum

Traços mais retos marcaram essa atualização do Passat que, dessa vez, trouxe versões sedã e perua e que foram comercializadas no Brasil como Santana e Quantum.

 

Passat GL 2.0 e Passat Exclusive 2.8 VR

Em 1994, a Volkwagen lançou o Passat GL, com motor 2.0 de 116 cv, e o Passat Exclusive com motor VR6 de 174 cv.

 

Passat CC

Esse modelo, além de se destacar por sua esportividade, foi lançado em 2008 e contou com três opções de motor: 1.8, 2.0 e VR6 com 3,6 litros.

 

Você já teve alguma dessas versões do Volkswagen Passat? Conte para nós!

Busque no blog: