Selecionados Ruff: a história da Brasília

Entre os anos 70 e 80 ela foi sucesso de vendas no Brasil, e nos anos 90 foi eternizada na música dos Mamonas Assassinas. Pode-se dizer que a Brasília foi uma mania nacional que arrebatou o coração de muitos, mas você conhece a história do carro da Volkswagen? Continue a leitura e saiba um pouquinho mais sobre a Brasília (que foi fabricada em outras cores além da amarela)!

 

Nascimento

Um dos primeiros carros da VW a ser produzido fora da Alemanha, a Brasília foi um pedido do presidente da montadora no Brasil, Rudolph Leiding, e uma homenagem à capital do país. Rudolph desafiou os engenheiros a construírem um carro que seria a nova versão do Fusca, porém produzido para o mercado nacional, com mais espaço interno e aparência contemporânea.

Por este motivo, a Brasília tem o mesmo entre-eixos do Fusca, mas com áreas frontal e interna mais amplas, porta-malas dianteiro com mais capacidade e uma tampa hatchback para o porta-malas traseiro. O motor também era o mesmo do Fusca, montado na parte traseira do carro e com refrigeração a ar.

 

Os modelos

O modelo de lançamento, em 1973, era equipado com motor 1.6, com um carburador Solex 30 com uma potência de 60 cv. Em 1976, a VW atendeu aos pedidos e aumentou o desempenho e a economia da Brasília, lançando a versão com motor 1.6 e dois carburadores Solex 32, o que aumentou a potência do automóvel para 65 cv com muito mais torque e economia.

Nos anos seguintes, o motor não foi modificado, mantendo o mesmo motor 1.6 de 1976, as mudanças que o carro recebeu foram mais visuais. Em 77 o carro ganhou novos freios, proteção contra impactos, versões monocromáticas e porta-luvas com tampa. Em 1978, aconteceu a única reestilização na carroceria da Brasília, que ganhou um capô dianteiro com dois vincos, para-choque mais largo com ponteiras de plástico e lanternas traseiras maiores e frisadas.

 

Em 1979 foi lançada a versão LS, considerada topo de linha pela montadora, com algumas alterações para diminuir o ruído do motor. Também foi neste ano que a versão 4 portas foi lançada no Brasil.

 

Apenas em 1980 foi lançada a versão 1.3 com 49 cv de potência abastecida a álcool. Mas o modelo não fez muito sucesso, o desempenho era muito fraco e não era nada econômico.

 

Em 1982, a produção da Brasília foi encerrada com mais de 950 mil unidades vendidas em menos de 10 anos de existência do carro!

 

Teve uma Brasília para chamar de sua? Conte para nós nos comentários.

2019-06-19T15:49:58-03:0012 de abril de 2017|Veículos|
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