Selecionados Ruff – conheça algumas curiosidades da Kombi

Quem nunca andou em uma Kombi na vida? Seu nome é uma abreviação, para o termo em alemão Kombinationsfahrzeug, que significa “veículo combinado”. Um automóvel versátil que antecipou tendências e entrou para o hall dos mais amados no mundo, principalmente pelos brasileiros. Confira outras curiosidades!

História

A Kombi foi idealizada na década de 40 por Ben Pon, um holandês que queria utilizar o conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A sua produção começou na Alemanha em 1950 na fábrica da Volkswagen e as primeiras versões brasileiras foram fabricadas somente no ano de 1957, oficialmente no dia 2 de setembro, com 50% de peças nacionais.

Modelos de carrocerias

Em 1960 chegou ao mercado brasileiro as versões luxo e standard, com seis portas. A Kombi Pick-Up Cabine Simples surge em 1967. Mais para frente, no ano de 1981 o automóvel ganhou a chamada Kombi Pick-Up Standart Cabine Dupla, e uma opção furgão. 

Data comemorativa

No Brasil, o Sampa Kombi Clube de São Paulo em conjunto com o Kombi Clube do Brasil elegeram 2 de setembro como o Dia Nacional da Kombi, mesma data em que o veículo começou a ser produzido no país.

Última peça fabricada em 2013

Por não se adequar à lei brasileira que exige a presença de airbags e freios ABS em todos os carros produzidos a partir de 1º de janeiro de 2014, a Volkswagen resolveu paralisar a produção do veículo. Em 2013, foi lançada a última versão da Kombi, a Last Edition – com um visual retrô, pintura saia e blusa, acabamento interno de luxo, cortinas e bancos bicolores. O comprimento e largura do modelo são maiores e ele faz 130km/h.

Campanha de “deslançamento”

A campanha “Últimos desejos da Kombi”, que marcou o fim da produção do veículo, recebeu sete prêmios no Festival de Cannes em 2014. Criados pela Volkswagen em parceria com a AlmapBBDO, os anúncios receberam dois Leões de Ouro na categoria Branded Content & Entertainment, que avalia a criação e a integração de conteúdos originais de uma marca. Entre as ações da campanha de despedida da Kombi, um site reuniu histórias do público com o veículo. Mais de 300 relatos foram enviados.

A última unidade produzida na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, está no Museu de Veículos Comerciais do Grupo Volkswagen, na Alemanha.

 

Mesmo após 3 anos do término da sua produção, a Kombi ainda possui milhares de admiradores ao redor do mundo! E você, também curte?

2016-08-10T14:49:00-03:0010 de agosto de 2016|Veículos|
Precisa de ajuda?