Tire suas dúvidas: manual sobre combustíveis

 

Algumas dúvidas sobre combustíveis são frequentes entre os motoristas: informações sobre a diferença entre gasolina aditivada, prazos de validade, os danos causados por andar com o carro na reserva, entre outras. As respostas ajudam a preservar o veículo. Confira!

 

Qualidade dos combustíveis

O cheiro da gasolina, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não influencia na qualidade do combustível. Cada produto tem seu odor específico e pode ter variações de acordo com o tipo de petróleo e processo de refino utilizado.

A diferença entre gasolina comum e aditivada é simples. A primeira não contém aditivos de limpeza e ao longo do tempo ocorre o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão. A aditivada traz uma série de “detergentes” especiais misturados ao combustível e sua eficiência varia de acordo com cada fabricante.

No caso da gasolina batizada, detectar esse problema é uma tarefa fácil. O motorista ao sair com o carro do posto sente uma diferença na potência do motor e o automóvel fica mais lento. Outro indicativo é o barulho semelhante a uma “máquina de costura” que o veículo emite ao ingressar em uma subida ou ladeira, sinal de que está ocorrendo uma deterioração antecipada. Além disso, outros problemas graves podem determinar o uso da gasolina batizada e que o combustível não é de qualidade. Nesse caso, o consumidor pode solicitar ao posto um teste de qualidade.

Quanto à economia, é preciso analisar a melhor opção, o uso do álcool é vantajoso se o litro custar até 70% do valor da gasolina, uma vez que o produto queima mais rápido e faz menos quilometragem por litro rodado. A resposta requer um cálculo bem simples. Basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7 e chegar à quantia máxima que o biocombustível pode atingir para ser mais vantajoso do que o combustível fóssil.

 

Validade do combustível

Desde que seja bem armazenado, não existe prazo de validade para o combustível.

Em casos específicos, por exemplo, a gasolina pouco utilizada, que fica armazenada em reservatórios com partida a ar frio e em temperatura superior a 18º graus, após 30 ou 60 dias apodrece, perde suas características químicas e não serve mais para fazer o motor funcionar.

 

Cuidados com o tanque

Andar com o tanque sempre na reserva – com a luz acesa – gera em longo prazo a queima da bomba elétrica, que fica inserida dentro do tanque justamente com o intuito de ser resfriada pelo próprio combustível. Por isso, o ideal é ter sempre andar com um quarto (¼) de combustível.

Para conservar o veículo, é muito importante evitar o vazamento de combustível ao completar o tanque. Além de escorrer pela lataria e manchar a pintura, o excesso de álcool ou gasolina é prejudicial para a válvula canister, responsável por acoplar o vapor das substâncias, que acaba recebendo combustível líquido e perde sua função, sendo necessária a troca.

Ainda em relação aos cuidados na hora de abastecer, quando o combustível vaza, é comum o cheiro de gasolina invadir o carro. No entanto, deve sumir de cinco a dez minutos em média. Caso persista, a tampa do tanque, que fica abaixo do banco traseiro, pode estar danificada e o ideal é procurar um mecânico de confiança.

 

Quer receber mais informações sobre cuidados com carros? Fique atento ao nosso blog!

2014-07-23T10:25:00-03:0023 de julho de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?