Tire suas dúvidas: manual sobre combustíveis 2

Quem não quer um carro com excelente desempenho? Para conseguir isso, é importante cuidar bem do automóvel e sempre abastecer com produtos de qualidade. Por isso, respondemos algumas dúvidas importantes sobre a escolha do combustível, a limpeza dos bicos injetores, o abastecimento de carros flex e mais. Confira algumas respostas!
 

Escolha do combustível

Para saber o tipo de combustível mais indicado para a potência do seu veículo, consulte o manual do proprietário, que visa o total aproveitamento do desempenho do motor. Alguns fabricantes informam o valor da octanagem para que o usuário escolha a melhor opção.

Carros flex

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário alternar os combustíveis nos carros flex. O sistema foi desenvolvido para que o veículo tenha o melhor rendimento com etanol, gasolina ou com percentual de mistura. Se você prefere utilizar um único produto, não se preocupe. O motor não ficará viciado.

Carro abastecido com álcool

Os carros abastecidos com álcool demoram mais para ligar de manhã em dias frios porque o etanol tem um poder calorífico menor que o da gasolina.

Esses veículos precisam de um sistema de aquecimento específico, conhecido como tanquinho, acoplado dentro do compartimento do motor e é abastecido com gasolina, que é enviada automaticamente por uma pequena bomba para o coletor de admissão e entra diretamente na câmara de combustão com maior pulverização e aquecida, facilitando a partida.

Etanol aditivado

O produto possui detergentes anticorrosivos e lubrificantes em sua fórmula. Eles são responsáveis por proteger o motor, impedir problemas nas válvulas e outros componentes e melhorar o rendimento da energia liberada na combustão. Isso acontece devido a uma mistura homogênea entre ar e combustível.

Mistura de álcool e gasolina aditivada

A mistura dos combustíveis não causa danos ao motor. Caso o combustível aditivado seja misturado com o comum, haverá uma redução do poder de limpeza do sistema de alimentação do veículo, ocorrendo a diluição dos aditivos.

Limpeza dos bicos injetores

Mesmo com o uso de etanol e gasolina aditivados, a limpeza dos bicos injetores deve ser realizada de acordo com o manual do proprietário.
 

Tire outras dúvidas no primeiro manual de combustíveis.
 

Quer receber mais informações sobre cuidados com veículos? Fique atento ao nosso blog!

2014-09-18T16:15:00-03:0018 de setembro de 2014|Dicas e Cuidados, Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?