Trânsito: evite erros comuns

Fumar, dirigir com sono, trocar de música e falar ao celular são alguns dos erros mais comuns dos motoristas que resultam em colisões graves e multas. Conheça como essas pequenas atitudes afetam o trânsito e saiba como evitá-las!

Fumar

Fumar e dirigir ao mesmo tempo tira a atenção do motorista durante as manobras e pode resultar em acidentes graves.

O Código de Trânsito Brasileiro não apresenta uma lei específica que proíba o ato de fumar ao conduzir um automóvel. No entanto, o artigo 252 do código classifica como infração de trânsito de natureza média dirigir o veículo com apenas uma das mãos ou com o braço do lado de fora da janela. Exceto para trocar de marcha, acionar a seta, o limpador de parabrisa e acender os faróis.

O motorista que jogar bitucas de cigarro em vias públicas também será penalizado com multa por infração de natureza média. Fica a dica: o mau cheiro ocasionado pelo fumo no interior do carro pode reduzir o valor do seu veículo na hora de vendê-lo.

Dirigir com sono

A sonolência está relacionada a aproximadamente 60% dos acidentes de trânsito no país. Após sair tarde do trabalho, fazer uma viagem cansativa ou depois de uma noite mal dormida, o sono pode afetar seus sentidos e impedir a condução segura do veículo.

Para evitar acidentes, o ideal é nunca dirigir quando estiver mais de 19 horas acordado ou durante nove horas seguidas. Se sua vista começar a embaçar, encoste o veículo, lave o rosto ou tome um café e só retorne ao volante após descansar.

Trocar de música

Trocar de música enquanto dirige faz com que o motorista perca o foco na estrada e cause acidentes com outros veículos.

A melhor maneira é mudar de faixa musical ou estação quando o carro estiver parado no sinal ou no acostamento. Caso tenha um passageiro no veículo, peça para ele colocar outra melodia.

Falar ao celular

Falar ao celular enquanto conduz um veículo, mesmo que seja com fones de ouvido ou no viva voz,  faz com que o motorista reaja de forma mais lenta, olhe menos para o retrovisor, assuma posições erradas na via, não preste atenção nas placas de sinalização, reduza ou ultrapasse a velocidade local, avance o sinal ou tenha dificuldade para trocar as marchas. 

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), o ato é considerado uma infração média e gera a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

Essa é a principal causa de acidentes dentro das cidades e a maneira mais eficaz de evitar essas ocorrências é desligar o celular ao assumir o volante.

Manobras

Ao dobrar à esquerda ou à direita, o carro tem de estar na faixa mais próxima do lado para o qual irá virar. Inúmeros acidentes acontecem pelo descumprimento dessa regra, principalmente em relação às motocicletas. Caso não esteja na via correta, prossiga e faça o retorno para se posicionar da maneira correta.

Outro hábito comum é ocupar a faixa da esquerda o tempo todo nas estradas. Independente da velocidade do veículo, ao realizar uma ultrapassagem, volte para faixa da direita.

 

Respeite sua vida e a de outras pessoas. Seja prudente no trânsito!

 

2014-11-26T09:33:00-02:0026 de novembro de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?