Ultrapassagem segura com motos

 

Realizar uma ultrapassagem é sempre uma situação de risco, principalmente para motos, embora seja uma tarefa simples, pode ser perigoso e ainda causar acidentes. Por isso, em vias de alta velocidade é necessário que o motociclista tenha cuidado redobrado, principalmente com caminhões, ônibus e outros veículos pesados.

Antes de realizar a ultrapassagem, verifique se não existe nenhum veículo atrás, sinalize com a seta para esquerda e farol alto para chamar a atenção do motorista que segue na mesma pista, reduza a marcha e somente depois realize a manobra.

Para retornar a faixa original, utilize a seta para direita e mantenha uma distância de aproximadamente três motos dos outros veículos e jamais ultrapasse em curvas, ponto cego ou por faixas centrais. Certifique-se de que os espelhos laterais estão posicionados adequadamente para que você seja capaz de ver o que está acontecendo.

Para ultrapassagens com moto em ônibus, caminhões ou veículos de grande porte, fique atento à movimentação do ar, as laterais podem ter rajadas de vento e é necessário firmeza para conduzir a moto. Outras situações adversas como cabeceiras de pontes e viadutos também exigem atenção redobrada, árvores e placas demonstram a velocidade do vento e a situação de perigo.

É importante conceder passagem para qualquer veículo, mesmo que você esteja no limite de velocidade da via e ocupar sempre a faixa da direita, dentro da área de rolamento para ter o máximo de segurança.

 

Quer receber mais dicas sobre motos? Fique atento ao nosso blog!

2014-07-08T10:40:45-03:008 de julho de 2014|Dicas e Cuidados|
Precisa de ajuda?