Uso do etanol evitou milhões de emissões de carbono

De acordo com um comunicado divulgado pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), o uso do etanol já evitou a emissão de 240 milhões de toneladas de carbono, volume que corresponde a três anos de emissões de um país como o Chile. Os dados foram computados desde 2003, quando os veículos com motor flex começaram a ser comercializados no Brasil

Produzido a partir de uma fonte limpa e renovável: a cana-de-açúcar, o etanol proporciona diversas vantagens ambientais e para saúde pública em comparação com a gasolina. Além de emitir até 90% menos gases poluentes que a gasolina, melhorar a qualidade do ar, reduzir de modo significativo o número de doenças respiratórias e cardiovasculares nas metrópoles, o etanol é economicamente mais vantajoso para o proprietário do carro flex.

Um trabalho desenvolvido pela equipe de médicos e especialistas da Universidade de São Paulo (USP), liderado pelo professor Paulo Saldiva, concluiu que o uso do etanol combustível nas oito principais regiões metropolitanas do Brasil é responsável pela redução de aproximadamente 1.400 mortes e mais de 9 mil internações anuais ocasionadas por problemas respiratórios e cardiovasculares associadas ao uso de combustíveis fósseis. Trata-se de uma economia de R$ 430 milhões por ano para o sistema de saúde pública e privada.

Devido aos seus benefícios, o biocombustível brasileiro é o único etanol produzido em larga escala do mundo considerado “avançado” pela EPA (Environmental Protection Agency), a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Apesar dos efeitos positivos que o etanol proporciona ao meio ambiente e para economia, a UNICA destaca que 40% da frota de veículos flex ainda não é abastecida com o combustível.

Para incentivar o uso do etanol, a organização lançou uma campanha publicitária com o slogan “Coloca Etanol, o combustível completão”, que reforça os impactos positivos do etanol. A estratégia de comunicação é composta por um filme de 30 segundos para TV aberta e a cabo, patrocínio de programas de televisão e rádio, jingle, ações digitais e presença em redes sociais.
 

Acesse nosso site e descubra onde abastecer com etanol!

2014-12-23T14:39:07-02:0023 de dezembro de 2014|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?