As primeiras medidas para a próxima entressafra

Já comentamos diversas vezes sobre os motivos da provável escassez de etanol na entressafra. Assim como já observamos e fizemos previsões de algumas ações que o governo implementou ou deve colocar em prática. Entre elas já discutimos a possibilidade da redução da porcentagem de etanol anidro na mistura da gasolina, que posteriormente foi descartada pelo governo. No entanto, essa possibilidade voltou a ser anunciada e agora parece ser definitiva.

Segundo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, a decisão foi tomada nesta segunda-feira e a redução de anidro deve ser de 25% para 20% na composição da gasolina. É previsto que essa medida comece a valer a partir do dia 1º de outubro e será mantida enquanto for necessária, ou seja, deve valer por tempo indefinido.

Essa ação foi proposta com o intuito de evitar a falta de etanol no mercado brasileiro, sendo que o preço desse combustível tem aumentando bastante nessas últimas semanas. O esperado é que utilizando menos etanol na mistura da gasolina, o mercado tenha uma margem extra para que não haja risco de desabastecimento. Além disso, ainda é esperada a redução do preço desse combustível. Mesmo com essa diminuição, se houver necessidade de outra, o governo pode abaixar para 18% na mistura de gasolina.

Outra ação do governo que foi divulgada essa semana é a redução da tributação das usinas de cana-de-açúcar que produzem etanol. Sua intenção é estimular a produção desse combustível, atraindo assim mais investidores e consequentemente evitando a escassez de etanol no Brasil. O secretário de Produção e Agroenergia do ministério da Agricultura, Manoel Bertone, declarou que haverá uma redução do PIS/Cofins para as usinas.

O governo ainda usará recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar o tratamento e a renovação de canaviais. Esse benefício será oferecido aos produtores com taxas de juros menores. Já observamos que essa renovação é necessária para ajudar a manter o volume de produção atual, uma vez que parte do problema da baixa produção são os canaviais envelhecidos.

O Ministério da fazendo também está organizando essas medidas para que entrem em vigor em breve. Assim assegurando maior segurança energética para o Brasil e ainda atraindo mais investidores para a produção desse combustível, afinal o país tem grande demanda por etanol.

O que você achou dessas medidas? Conte-nos através dos comentários abaixo e também envie suas dúvidas. A Ruff que saber sua opinião!

 

2011-08-31T12:33:00-03:0031 de agosto de 2011|Mercado de Combustíveis|
Precisa de ajuda?