Carro usado: 10 dicas para garantir uma boa compra

Com o alto preço de carros 0 km, muitas pessoas acabam optando por adquirir um automóvel usado por ser considerado mais vantajoso. Mas muitas vezes acabam comprando gato por lebre e o investimento vai por água abaixo. Vamos dar algumas dicas para você fugir das ciladas na compra de carros seminovos, tome nota!

 

Segunda opinião

Existem alguns detalhes no carro que podem passar despercebidos ao nosso olhar, por isso leve um mecânico de sua confiança quando for avaliar o seminovo que você deseja adquirir. Somente desta forma você saberá se o “probleminha” que o vendedor está apontando no motor do carro não pode se tornar um problemão com o tempo.

 

Escolha a loja

Comprar direto de concessionárias é muito mais confiável do que fazer a transação com o antigo proprietário, isso por que as lojas realizam um filtro com todos os automóveis para garantir que ele não tenha acabado de sair de um sinistro ou não esteja com problemas na documentação. Há quem prefira comprar de locadoras de carros, pois a maioria utiliza carros com donos únicos e costumam vender por um valor abaixo do mercado.

 

Verifique todos os itens

Cheque se todos os itens do automóvel estão em perfeito estado: chave de rodas, triângulo, estepe, extintor de incêndio, nível de óleo – absolutamente tudo!

 

Verifique a mecânica

Não deixe de fazer um test-drive no carro e observe os níveis de ruído, a vibração do volante e da alavanca de câmbio, se existe alguma folga nos pedais e se a suspensão está respondendo bem quando passa em buracos. É nesta hora que estar acompanhado de um mecânico fará toda a diferença!

 

Procure sinais de batida

Com um bom serviço de funilaria e pintura pode ser impossível perceber se o carro foi batido, mas tente prestar atenção no alinhamento das portas, capôs e porta-malas. Verifique se a cor do carro está regular e também os parafusos das portas e tampas – na versão de fábrica eles são pintados na mesma cor do carro, quando existiu um conserto eles estarão com uma cor diferente.

 

Revisões e recall

É comum que donos de automóveis não façam as revisões na concessionária autorizada, o que pode ser muito prejudicial ao veículo e desencadear problemas com o tempo. Além disso, faça uma busca na internet se aquele modelo foi alvo de recall e exija o documento que comprove que o veículo voltou para a concessionária para realizar as mudanças necessárias.

 

Vistoria

É na vistoria que é atestado que o motor, o chassi e todos os equipamentos obrigatórios são regulares. Este laudo é gratuito, não custa nada ter mais esta garantia!

 

Garantias

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, existe uma garantia de 90 dias para carros comprados direto de lojas e concessionárias. Esta garantia vale para qualquer tipo de vício que o veículo apresentar, e não apenas problemas no motor e câmbio. Caso você tenha adquirido o automóvel de um vendedor particular, esta garantia não existe e um advogado terá que ser contratado para abrir um processo.

 

Pendências

Para saber se o veículo possui qualquer tipo de pendências jurídicas, acesse o portal do Detran, da Secretaria da Fazenda e da prefeitura de sua cidade e faça as consultas sobre débitos de veículo através do CPF ou CNPJ do dono do carro.

 

Transferência

Depois de comprar o veículo, comunique ao Detran de seu município sobre a aquisição para dar entrada na transferência em um prazo de 30 dias. Temos uma matéria bem detalhada sobre a transferência de veículos, acesse aqui.

2019-06-19T16:02:45-03:0015 de fevereiro de 2017|Veículos|
Precisa de ajuda?